Perguntar
Fechar

Tive uma lesão na coluna por pegar excesso de peso...

Faz 2 anos que tive uma pequena lesão na coluna por pegar constantemente excesso de peso. Estava controlado. Mas há três meses as dores na coluna voltaram e mais fortes, notei que agora não posso ficar mais que 5 minutos em pé que sinto fortes dores nas solas dos pés, na coluna e nas costas. Onde está localizada a dor começa a inchar, o que pode ser? Quem devo procurar?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Dores na coluna relacionadas a excesso de peso, podem ser originadas de contratura musculares, desalinhamento da coluna, hérnia de disco, artrose, entre outras.

Deve procurar em neurocirurgião ou ortopedista, de preferência especialista em coluna.

Dores musculares

A má postura e esforço muscular podem levar a contraturas e dores musculares de forte intensidade. A contratura localizada na coluna cervical é conhecida por torcicolo Na coluna lombar, lombalgia..

O tratamento indicado para dor devido a contraturas são o repouso absoluto e medicamentos analgésicos e relaxante muscular.

Desalinhamento da coluna

As doenças da coluna, como escoliose, cifose, lordose e as listeses, são alterações ósseas e ou articulares, que causam desalinhamento, e com isso esforço muscular aumentado. O esforço muscular leva ao quadro de dor que pode irradiar para outros locais no corpo, como braços, pernas, nádegas ou sola do pé, dependendo da área acometida.

Nos casos de desalinhamento, o tratamento de repostura e fisioterapia intensificada, costumam ser eficazes e suficientes para a cura. A não ser que haja algum problema degenerativo, como a hérnia de disco, com indicação cirúrgica.

Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento, mesmo que alternativo, é preciso antes descartar outras causas. O médico saberá orientar caso a caso.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é um dos casos que pode vezes tem indicação cirúrgica para cura completa. Trata-se de uma extrusão de parte ou todo o disco gelatinoso, que se encontra entre duas vértebras. O disco é o amortecedor das vértebras da coluna, porém quando essa estrutura é deslocada, e sua capsula rompida, o único tratamento definitivo é mesmo a cirurgia com ressecção dessa estrutura.

Artrose

A artrose é uma doença degenerativa, sem tratamento definitivo. Nesses casos o mais indicado é manter um peso ideal para sua altura, reduzindo a sobrecarga na coluna, além de manter atividade física regular, com o objetivo de fortalecimento da musculatura paravertebral.

Saiba mais em: Qual é a diferença entre artrite e artrose?

Cabe ao médico especialista em coluna, neurocirurgião ou ortopedista, avaliar o seu caso, e sugerir as possibilidade para resolução definitiva desse problema.

Leia também: Dor na coluna, o que pode ser?