Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Tomei o contracep agora pela primeira vez, engorda?

Tomei o contracep agora pela primeira vez, sempre tive cólicas muito fortes, e emagreci muito devido meu trabalho, e acho tambem por causa do outro anticoncepcional que tomava, mas me falaram que esses anticoncepcionais de três e três meses engordam, é verdade?
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, o ganho de peso é um efeito colateral frequente do uso dos anticoncepcionais injetáveis trimestrais, no entanto, nem todas mulheres apresentam esse efeito, algumas mantém o peso e outras inclusive podem emagrecer. O ganho de peso com o uso dos injetáveis trimestrais é de 1 a 2 kg, raramente o ganho de peso é maior.

Caso o uso do anticoncepcional seja associado a uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável com prática de atividade física o efeito sobre o peso pode ser minimizado.

O Contracep é um dos nomes comercias da injeção anticoncepcional de medroxiprogesterona, um contraceptivo que possui efeito durante 3 meses após a sua aplicação.

Quais são as vantagens do uso do anticoncepcional injetável trimestral?

Há algumas vantagens no uso do anticoncepcional injetável trimestral, um dos principais é o fator de não ser necessário que a mulher tome todos os dias pílula, portanto, dificilmente é esquecido ja que sua aplicação se repete a cada 3 meses.

Além disso, para muitas mulheres que sofrem com sangramento menstrual abundante ou cólicas menstruais intensas, ou mulheres que desejam reduzir o sangramento menstrual a medroxiprogesterona pode contribuir com redução do fluxo menstrual, ou mesmo provocando a amenorreia (ausência da menstruação).

Outras vantagens associadas ao uso do anticoncepcional injetável trimestral são:

  • Diminuição do risco de câncer de endométrio fibroides uterinos;
  • Diminuição do risco de doença inflamatória pélvica;
  • Diminuição do risco de anemia por deficiência de ferro devido a sangramento menstrual abundante;
  • Reduz crises hemolíticas em mulheres com anemia falciforme;
  • Reduz sintomas de endometriose.

Quais são as desvantagens do uso do anticoncepcional injetável trimestral?

O anticoncepcional injetável trimestral apresenta algumas desvantagens como:

Possível irregularidade menstrual e amenorreia, algumas mulheres podem sentir-se incomodadas ao parar de menstruar. Além disso, em algumas situações raras pode provocar sangramento contínuo.

Uma importante desvantagem é que o retorno a fertilidade é mais lento, ou seja, logo após parar o uso do anticoncepcional é possível que a mulher só volte a apresentar ciclos ovulatórios após alguns meses.

Possui alguns efeitos adversos com: ganho de peso, dor de cabeça, perda de cabelo, náuseas, diminuição da libido e alteração no humor.

Para mais informações sobre os injetáveis trimestrais consulte o seu médico de família ou ginecologista.

Também pode ser do seu interesse:

Dúvidas sobre anticoncepcional injetável

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?