Perguntar
Fechar

Tomei o Contracep pela primeira vez e me arrependi

Tomei o contracep pela primeira vez e me arrependi, tem outro medicamento que reverta a situação e que me faça engravidar? Tomei uma semana após a menstruação e depois de 3 semanas fiz sexo sem preservativo e foram várias vezes por 4 dias, depois menstruei, só que ela atrasou minha menstruação por 30 dias e mesmo assim sinto minha barriga doer e durinha, coisas que nunca senti antes. Posso estar grávida? Há algum medicamento para tirar o efeito da Contracep e eu poder engravidar?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não existe medicamento para interromper o efeito do Contracep® ou auxiliar na gestação nesse momento. Terá mesmo que aguardar o efeito da medicação terminar, após 90 dias, não fazer mais uso de qualquer medicamento, para iniciar as medidas adequadas de um pré-natal.

Enquanto aguarda o prazo do término da medicação, poderá iniciar os procedimentos indicados e preparar seu corpo para a gravidez desejada. São necessários alguns exames clínicos e exames complementares, orientações nutricionais e orientações quanto aos hábitos de vida saudáveis. Converse com seu médico ginecologista sobre o Pré-Natal.

Leia também: Que exames devem ser feitos pelo homem e pela mulher antes de tentar engravidar?

Contracep®

O Contracep® é uma injeção composta por acetato de medroxiprogesterona, um anticoncepcional de longa duração, cuja concentração sanguínea aumenta com o decorrer do tempo e tem um efeito de proteção contra gravidez garantido por até 90 dias consecutivos.

Entretanto, como a maioria dos anticoncepcionais, apresenta efeitos colaterais indesejáveis. Dependendo do limiar de tolerabilidade de cada organismo, podem ser sintomas insuportáveis, sendo necessário a troca da medicação.

Contudo, na maioria das vezes, esses sintomas são mais intensos logo no início do seu uso, enquanto o organismo está em fase de adaptação às dosagens de hormônios, e após algumas semanas amenizam ou mesmo desaparecem completamente.

Portanto, no seu caso, provavelmente não está grávida, a ausência da menstruação é um dos efeitos colaterais esperados, para mulheres que fazem uso de anticoncepcionais injetáveis.

Quantos dias após a injeção de Contracep® já estou protegida?

Desde o primeiro dia da aplicação a medicação começa seu efeito, atingindo a eficácia máxima a partir de 7 dias de uso. Ou seja, após 7 dias da injeção de Contracep®, o medicamento já confere proteção contra a gravidez. As relações ocorridas com 3 semanas de uso, mesmo sem proteção de camisinha, dificilmente resultarão em gravidez.

O risco de gravidez estimado para mulheres que usam o medicamento é de 0,4 a 0,6% apenas.

Atraso da menstruação

A irregularidade menstrual, como o atraso de 30 dias que ocorreu, é um efeito colateral comum da medicação, como já citado, e pode ainda apresentar náuseas, tontura, dor de cabeça, edema, ganho de peso ou perda de peso e maior sensibilidade nas mamas.

Leia também: Anticoncepcional injetável tem efeitos colaterais?

Recomendamos sempre manter contato com seu médico ginecologista, no caso de dúvidas quanto ao uso de anticoncepcionais, ou quanto ao desejo de engravidar brevemente, para um acompanhamento correto e orientações adequadas, sempre que necessário.

Pode lhe interessar também: Dúvidas sobre Anticoncepcional Injetável