Tomo anticoncepcional injetável e na hora da injeção...

Tomei o anticoncepcional injetável hoje, é o 3º mês, todos no mesmo dia 20. Porém, hoje ocorreu um refluxo além do normal, sem contar que a moça que aplicou massageou o local, e eu já sabia que não podia, o lugar sequer ficou dolorido. E foi uma boa quantidade de refluxo do medicamento. Devo me preocupar? O que fazer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Nesse caso recomendamos fazer uso de contraceptivo de barreira, como a camisinha, até o próximo mês.

A recomendação é baseada nas orientações do fabricante do produto. O modo de administração é fundamental para assegurar a proteção contra gravidez, oferecida pelo anticoncepcional. A perda de grande parte da medicação, reduz a ação do remédio e com isso a sua eficácia.

Portanto, em situações de aplicação incorreta ou ocorrência de imprevistos, como o descrito, o mais seguro é que acrescente um método de contracepção durante esse mês. O método mais recomendado é o contraceptivo de barreira, camisinha, porque além de evitar a gravidez, evita infecções sexualmente transmissíveis.

Não é indicado tomar nova injeção antes do período recomendado.

Leia também: Dúvidas sobre Anticoncepcional Injetável

Como deve ser feita a aplicação de um anticoncepcional injetável?

A aplicação de um anticoncepcional injetável deve ser sempre realizada por profissional capacitado, via INTRAMUSCULAR profunda, preferencialmente na região glútea ou, caso não seja possível, no braço (região deltoide), nunca deve ser administrada por outra via.

Antes da administração é importante avaliar a região, se houver sinal de ferida, infecção ou irritabilidade na pele, deve ser avaliada outra opção. Lembrando de alternar a região aplicada mensalmente. Se um mês aplicar no glúteo direito, no mês seguinte convém aplicar no esquerdo e assim sucessivamente.

Definindo o local de aplicação, deve ser realizada uma adequada limpeza, e só então aplicar a medicação, lentamente.

Após o término da aplicação, o local NÃO DEVE SER MASSAGEADO. E como última recomendação, a mulher deverá permanecer deitada ou em repouso por algum tempo, com uma compressa limpa protegendo o local, para evitar perdas e ou desperdício da medicação.

Para maiores esclarecimentos, converse com seu médico ginecologista.