Sim. Virose é contagiosa. A infecção respiratória causada por vírus, conhecida como virose, é transmitida de pessoa a pessoa através das secreções respiratórias eliminadas pela pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar.
Por isso, é muito importante lavar as mãos com água e sabão para evitar que o vírus se espalhe, além de cobrir a boca com o braço ao tossir e espirrar.
A pessoa com virose deve evitar ambientes fechados, com pouca ventilação e com muitas pessoas para que o vírus não se espalhe demasiadamente.
Quais são os sintomas da virose?
Os principais sintomas da virose incluem obstrução nasal, dor de garganta, febre, tosse, perda de apetite, mal estar e coriza.
Casos mais graves de virose podem evoluir para pneumonia viral ou bacteriana devido à inflamação das vias respiratórias e co-infecção de outros micro-organismos.
Como é feito o diagnóstico e tratamento da virose?
O diagnóstico da virose é feito pela avaliação dos sintomas apresentados. Em alguns casos específicos e mais raros, pode ser necessário realizar exames para identificar o vírus causador da infecção.
O tratamento da virose é feito com medidas de suporte, que incluem hidratação e uso de medicamentos para controlar os sintomas, principalmente a febre.
Em caso de sintomas de virose, recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos, privilegiar frutas cítricas (laranja, tangerina, limão) e alimentar-se com moderação.
Na presença de sintomas de virose, consulte o médico clínico geral ou médico de família para receber um diagnóstico e tratamento adequados.
Para saber mais sobre virose, você pode ler:
12 dicas para aumentar a imunidade: alimentos e conselhos importantes