Os alimentos que ajudam a baixar o colesterol são aqueles ricos em fibras, pobres em gordura animal e também os que aumentam o colesterol HDL, também conhecido como bom colesterol.
As fibras são importantes para diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, podendo reduzir o colesterol em até 15%. As gorduras de origem animal são fontes de colesterol, pelo que devem ser evitadas. Já o colesterol HDL remove o excesso de colesterol ruim (LDL) do sangue, daí ser importante ter níveis elevados de bom colestrol.
Conheça 10 alimentos que podem ser incluídos na dieta para ajudar a baixar as taxas de colesterol sanguíneo:
Aveia
Contém fibras que ajudam a baixar o LDL ("mau") colesterol. A aveia pode ser misturada com frutas, iogurte (desnatado) ou utilizada para fazer pães.
Frutas
São uma fonte natural de fibras e devem ser consumidas com casca, sempre que possível. Dentre as mais indicadas para baixar o colesterol estão maçã, laranja, tangerina, goiaba, mamão, pêssego, pera e ameixa.
Hortaliças
Verduras e legumes são alimentos que devem ser consumidos todos os dias por quem tem colesterol alto, também por serem ricos em fibras.
Leguminosas
Feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha são excelentes fontes de fibras e devem fazer parte da dieta diária.
Sementes de Linhaça
Possui ômega 3 e 6, que aumentam o HDL ("bom") colesterol. O ideal é que as sementes de linhaça sejam trituradas no liquidificador antes de serem consumidas.
Veja também: Qual a diferença entre colesterol VLDL, LDL e HDL?
Sardinha
Sardinha, atum, salmão, arenque, são peixes ricos em ácidos graxos ômega 3, que elevam os níveis sanguíneos do bom colesterol.
Azeite de oliva
Possui gorduras monoinsaturadas, que aumentam o colesterol HDL. Lembrando que o azeite deve ser utilizado "cru", seja para temperar saladas ou diretamente sobre os alimentos depois de preparados. Frituras, mesmo feitas com azeite de oliva, são prejudiciais para o colesterol.
Oleaginosas
Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e pistache são fontes de gorduras vegetais monoinsaturadas, ou seja, gorduras saudáveis que elevam o bom colesterol e ajudam a baixar o mau. Esses alimentos devem ser consumidos com moderação devido ao alto teor calórico dos mesmos.
Soja
Contém fitosterol e ácido linolênico, substâncias que podem baixar o colesterol. Uma das melhores formas de consumir soja e usufruir dos seus benefícios é através do consumo de proteína de soja.
Abacate
Também é fonte de gorduras monoinsaturadas e pode aumentar o HDL colesterol e baixar o LDL. Por ser rico em gorduras, o abacate é bastante calórico e o seu consumo deve ser moderado.
Apesar desses alimentos auxiliarem o tratamento para baixar o colesterol, eles não dispensam de forma alguma o medicamentos prescritos pelo médico.
Saiba mais sobre o assunto em:
Comer berinjela baixa o colesterol?
O que fazer no caso de colesterol alto?