Aspirina: para que serve, qual a composição e como tomar?
A Aspirina ® é um medicamento que tem na sua composição ácido acetilsalicílico, um tipo de anti-inflamatório que serve para reduzir dor, febre e inflamação. Além de desenvolver importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares.
Para que serve Aspirina ®?
A Aspirina ® é indicada para aliviar diversos tipos de dores, como dor de cabeça, cólica menstrual, dor de garganta, dor de dente, dores articulares, dor nas costas, reumáticas, entre outras.
O ácido acetilsalicílico, princípio ativo da Aspirina ®, também é eficaz para aliviar a dor e a febre em casos de gripe e resfriado.
Está indicado para casos de intensa ativação inflamatória, como nas doenças reumáticas que originam edema e dores articulares, lombalgias e tendinites.
Atua ainda, nos vasos sanguíneos, promovendo vasodilatação e inibição de agregação das plaquetas, melhorando a circulação e "afinando" o sangue, o que diminui o risco de formação de trombos nos vasos, prevenindo a pessoa quanto a eventos de tromboses e isquemias.
Como tomar Aspirina ®?
Os comprimidos de Aspirina ® devem ser ingeridos com um copo de água, de preferência depois de ter comido alguma coisa. Não é recomendável tomar Aspirina ® com o estômago vazio.
Para adultos, a dose recomenda de Aspirina ® é de 1 a 2 comprimidos. Se necessário, deve-se repetir a dose a cada 4 a 8 horas. A dose máxima de Aspirina ® é de 8 comprimidos por dia.
Para crianças a partir de 12 anos, a dose recomendada de Aspirina ® é de 1 comprimido. Quando necessário, pode-se repetir a dose a cada 4 a 8 horas. Para crianças com 12 anos ou mais, a dose máxima é de 3 comprimidos por dia.
Pessoas com problemas no fígado ou nos rins devem tomar doses menores de Aspirina ® ou aumentar o tempo de intervalo entre as doses.
O uso de Aspirina ® para alívio da dor ou da febre deve ser mantido no máximo por 3 a 5 dias. Se os sintomas persistirem, deverá consultar um médico.
Apenas nos casos de prevenção para doenças vasculares, o tempo será mais prolongado, mas nesses casos o paciente deverá ser acompanhado periodicamente.
Quais são as contraindicações da Aspirina ®?
O uso de Aspirina ® é contraindicado em casos de alergia ao ácido acetilsalicílico, salicilatos ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
O medicamento também não deve ser usado em casos de sangramentos recorrentes, casos de hemorragias anteriores, úlceras gástricas ou intestinais.
Outra contraindicação é seu uso por gestantes no último trimestre de gestação.
Por fim, embora não sejam contraindicações absolutas, em algumas condições a Aspirina ® só deve ser administrada se for realmente necessária, como por exemplo nos casos de: Alergia a outros medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antirreumáticos ou a outros agentes alérgenos; estar em uso de anticoagulantes; portadores de asma ou bronquites; relato de azia, distúrbios estomacais ou intestinais crônicos; problemas renais ou hepáticos, gravidez e amamentação.
Quais são os efeitos colaterais da Aspirina ®?
Os efeitos colaterais mais comuns da Aspirina ® são a dor no estômago e pequenos sangramentos gastrointestinais. Ocasionalmente, a pessoa pode ter náuseas, vômitos e diarreia. Em casos raros, pode haver hemorragias, formação de úlceras do estômago e reações alérgicas graves.
Para maiores esclarecimentos sobre o uso de aspirina, fale com o médico que receitou o medicamento ou consulte um médico de família ou clínico geral.