Cada vez que faço hemograma as plaquetas estão...

Doutor, em exames de rotina,faço habitualmente o hemograma. Os resultados estão muito bons, dentro da normalidade,mas tenho uma dúvida: Venho observando que o número de plaquetas, vem diminuindo com o passar dos anos. Exemplifico: em 2007 o resultado foi 223.000,em 2008, 218.000, em 2009 fiquei grávida e o número permaneceu o mesmo, em 2010 , 209.000, em 2011, 202.000 2 agora, neste mês de março de 2012, 166.000. Pergunto: devo me preocupar, procurar um hematologista,ou posso ficar tranquila ,pois estes níveis podem variar mesmo ( claro que dentro do padrão estabelecido), até porque tenho psoríase nos pés e eles vivem inflamados. Só para uma melhor avaliação, tomo pondera 30mg há 7 anos e tenho também uma dor lombar crônica. Não sei se essas informações são pertinentes,mas de qualquer forma, agradeço muito pela atenção.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Estando dentro dos valores de normalidade, a princípio não há com o que se preocupar.

Entretanto, sabendo que dentre as causas comuns de plaquetas baixas, estão as doenças crônicas como a psoríase e uso regular de certos medicamentos, como no seu caso, recomendamos informar esses resultados ao seu médico assistente, para uma avaliação mais detalhada e orientações.

Mesmo que esteja dentro da normalidade e que resulte apenas em orientações alimentares e de hábitos de vida, poderá prevenir uma plaquetopenia futura.

Quais as causas de plaquetopenia?

As principais causas de plaquetopenia (plaquetas baixas) são:

  • Infecções virais e bacterianas;
  • Uso crônico de certos medicamentos;
  • Gestação;
  • Doenças crônicas (diabtes, hipertensão, psoríase)
  • Doenças imunológicas (púrpura trombocitopênica imune (PTI);
  • Doenças reumáticas (Lúpus eritematoso sistêmico);
  • Doenças da medula óssea (mieloma múltiplo);
  • Doenças infeciosas, como dengue, chikungunya, febre amarela, sepse;
  • Doenças que causem o aumento do baço, como esquistossomose, leucemia, linfoma; entre outras.

O que são as plaquetas?

As plaquetas, ou trombócitos, são células do sangue, produzidas pela medula óssea, que participam ativamente do processo de coagulação do corpo, embora não seja a única responsável por essa função. Existem ainda os fatores de coagulação, que agem junto, e são fundamentais para que o processo ocorra de maneira satisfatória.

Para mais esclarecimentos fale com seu/sua médico/a clínica geral, ou hematologista.