Perguntar
Fechar

Cálculo do período fértil vale para ciclo irregular?

Eu queria saber se esse cálculo do período fértil, postado aqui no site, vale igualmente para mulheres que têm ciclo irregular. Muito obrigada.

Não, o cálculo usado normalmente para saber o período fértil não serve para ciclo irregular. No entanto, é possível tentar calcular o período fértil em ciclos irregulares, apesar de não ser seguro, uma vez que o cálculo faz projeções para o futuro e os ciclos são muito incertos.

Para isso, durante pelo menos 6 meses você deve anotar quantos dias têm os seus ciclos menstruais (não se esqueça que o 1º dia de menstruação é sempre considerado o 1º dia do ciclo). Depois de saber o tempo de duração dos últimos 6 ciclos, pegue o ciclo mais curto e subtraia 18 do número de dias para encontrar o 1º dia do período fértil. Depois, subtraia 11 do número de dias do ciclo mais longo para saber qual é o último dia do seu período fértil.

Por exemplo: Se o seu ciclo mais longo foi de 35 dias e o mais curto foi de 26, você deve subtrair 18 do ciclo mais curto (26 - 18 = 8) e tirar 11 do ciclo mais longo (35 - 11 = 24). Nesse caso, o período fértil será do 8º ao 24º dia do ciclo.

Lembrando que quanto maior for a diferença de duração dos ciclos menstruais, mais longo é o período fértil e mais impreciso o cálculo. É impossível prever o dia exato da ovulação quando os ciclos são irregulares, pois a mulher pode ovular em dias diferentes de mês para mês.

Por isso é importante frisar que esse cálculo não é seguro para evitar uma gravidez. A chamada "tabelinha" não é considerada um método contraceptivo seguro nem mesmo para mulheres com ciclos regulares.

Consulte um médico ginecologista, clínico geral ou médico de família para receber indicações e orientações sobre o método contraceptivo mais adequado para você.