Tenho dúvida sobre a paternidade do meu filho...

Tenho duvida sobre a paternidade do meu filho. Em novembro tomei uma pilula do dia seguinte e minha última menstruação foi 11/12/2011. Depois, tive relação sexual desprotegida com um parceiro nos dias 16,17,19 e 21 de dezembro. Tive relação sexual com um segundo parceiro no dia 26 a noite, quase dia 27, COM CAMISINHA, porém aconteceu masturbação (não sei se a mão estava com alguma coisa, mas aparentemente não) mas o ato de penetração foi protegido!
Meu ultrassom realizado no dia 25/02 diz que meu feto está com 8 semanas e 5 dias ou seja a data de fecundação foi dia 26 de dezembro, com mais ou menos 5 dias de margem de erro.
Seria possível eu ter engravidado no dia 26 mesmo usando preservativo?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A possibilidade de engravidar com uso de preservativo é muito remota, a não ser que tenha havido contato após a ejaculação.

A data mais provável da gravidez, seria o dia 21, por estar dentro do período fértil, e não ter havido proteção contra a gravidez, contando que seu ciclo seja regular de 28 a 30 dias.

Como saber o dia que eu engravidei?

Não é possível saber exatamente o dia em que engravidou, por diversos fatores, porém podemos estimar através do cálculo do período fértil, e demais dados descritos na sua pergunta.

Calculamos o período fértil, com o primeiro dia da última menstruação, o dia 1 (D1), e adicionamos 14 (para os ciclos de 28 dias), ou 15 (para os ciclos de 30 dias), ou seja, sempre o dia exatamente do meio do ciclo será o dia mais fértil.

Porém, é natural que hajam variações entre os organismos, por isso acrescentamos ao menos 3 dias antes e 3 dias após o dia fértil, compondo um período fértil, de aproximadamente 1 (uma) semana, como sendo os dias mais propensos à gravidez.

Outra razão para ampliar os dias considerados de risco para uma gravidez, é a questão da vitalidade dos espermatozoides, que podem sobreviver por 5 dias ou mais no corpo da mulher, permitindo a fecundação dias antes ou dias após a ovulação.

No seu caso, o D1 foi dia 11 de dezembro, (+14) = 25, portanto do dia 25 foi o seu dia mais fértil. O período fértil, foi do dia 22 ao dia 28 de dezembro. Visto que a relação desprotegida foi dia 21, fala muito a favor do dia provável da sua gravidez.

No entanto, dia 26 era ainda mais fértil, por isso, embora tenham feito uso de preservativo no ato da penetração, se houve contato íntimo após a ejaculação, esse dia não pode ser 100% descartado como possível dia da gravidez.

Saiba mais sobre esse assunto no link: Como saber qual meu período fértil?

Devido a todo o descrito, concluímos que a única maneira de determinar a paternidade do bebê, será através do exame de DNA, que compara as características biológicas do bebê com o suposto pai, garantindo um resultado com 99,99% de certeza.

O teste de paternidade pode ser feito em laboratórios especializados e não necessita de pedido médico para ser realizado.

Pode lhe interessar também: Estou grávida. Tem como saber qual dia engravidei?