Perguntar
Fechar

Carcinoma basocelular nodular é grave? Quais os sintomas?

Carcinoma basocelular nodular é um tipo de câncer de pele. Os carcinomas basocelulares estão entre as formas menos graves dos tumores malignos que atingem a pele, já que o seu crescimento é lento e o risco de metástase (disseminação do câncer para outros órgãos) é bastante rara.

Os carcinomas basocelulares têm origem na camada basal da epiderme, que é a parte mais superficial da pele. Trata-se do tipo mais comum de câncer de pele, sendo mais frequente em pessoas de pele clara e que permanecem expostas ao sol por longos períodos sem proteção.

No entanto, o carcinoma basocelular nodular pode ser agressivo no local e causar deformidades que podem ser irreversíveis. Por isso é importante identificar e tratar o tumor precocemente.

Sintomas

O carcinoma basocelular nodular caracteriza-se pela presença de um nódulo superficial brilhante na pele, com bordas redondas e uma depressão ao centro que pode virar uma ferida e sangrar. Quando isso acontece as lesões são difíceis de cicatrizar.

O nódulo pode ser translúcido ou de coloração rosa, muitas vezes com pequenos vasos sanguíneos presentes na sua superfície. O tumor pode levar até 2 anos para atingir meio centímetro de diâmetro.

As áreas do corpo mais atingidas pelo carcinoma basocelular nodular são o rosto, o pescoço as pernas e as costas, por serem as mais expostas ao sol.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico do carcinoma basocelular nodular é feito pela análise das características da lesão e confirmado através de biópsia. O tratamento é realizado por meio de cirurgia, com a retirada completa do tumor.

O médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de todos os tipos de câncer de pele é o dermatologista.

Saiba mais em:

O que é carcinoma basocelular?

Quais os sintomas do carcinoma basocelular?

Qual o tratamento para carcinoma basocelular?