O tratamento da cefaleia de tensão ou cefaleia tensional pode ser feito com uso de analgésicos, massagens, técnicas de relaxamento e gestão do estresse.
A cefaleia de tensão é um tipo de dor de cabeça semelhante à sensação de pressão na cabeça ou de uma fita apertada em torno da cabeça. Na maior parte das vezes, é provocada por contrações musculares e/ou dor no pescoço e nos maxilares.
O que posso fazer quando estou tendo uma cefaleia tensional?
Se você está apresentando cefaleia de tensão, o tratamento inclui a utilização de medicamentos para dor, algumas técnicas de massagem e relaxamento e, às vezes, acompanhamento psicológico. Entretanto, é importante que você busque avaliação de um médico de família, clínico geral ou neurologista
1. Uso de medicamentos
Medicamentos analgésicos como o paracetamol podem ajudar a aliviar as cefaleias tensionais. Entretanto, é preciso ter em mente que o uso indiscriminado destes medicamentos repetidas vezes pode piorar as crises.
Por este motivo, procure um médico de família, clínico geral para que o seu caso seja avaliado e seja instituído o melhor tratamento.
2. Alongamento e massagem
Alongar a musculatura das costas, ombros e pescoço ajuda a relaxar a musculatura desta região e pode auxiliar a reduzir as dores causadas pela cefaleia de tensão.
Tomar um banho quente antes de efetuar alongamentos e massagens ajuda a soltar a musculatura e a tensão acumulada nos ombros e pescoço, além de facilitar a realização dos exercícios de alongamento.
3. Terapias psicológicas
É muito comum que as cefaleias tensionais sejam provocadas por estresse e preocupações excessivas. Um acompanhamento psicológico pode ajudar você a lidar com as situações estressantes e com as preocupações, o que acabará por minimizar os episódios de cefaleia tensional.
Primeiros sintomas de cefaleia de tensão
A cefaleia de tensão geralmente se inicia com dor leve ou em pressão na região da frente cabeça, ou em torno dos olhos que vai se espalhando por toda a cabeça. Deste modo, os sintomas mais comuns incluem:
- Dor, sensação de pressão ou de peso na região frontal, nas laterais e no topo da cabeça
- Dor que piora conforme o dia vai passando
- Dores musculares, especialmente, nas regiões do pescoço, ombros e maxilares
- Dificuldade de concentração
- Sensação de cansaço
- Dificuldade de adormecer e manter o sono
- Irritabilidade
As cefaleias de tensão podem ser episódicas ou crônicas.
Cefaleias episódicas
As cefaleias de tensão são consideradas episódicas quando ocorrem menos de 15 dias por mês. A dor pode durar de 30 minutos a vários dias e se iniciam várias horas após a pessoa despertar e vai se agravando na medida em que o dia passa. Raramente a pessoa desperta do sono por causa da dor.
Cefaleias crônicas
As cefaleias tensionais crônicas ocorrem durante 15 dias ou mais ao mês. A dor de cabeça está quase sempre presente e sua intensidade varia ao longo do dia. Assim, há momentos do dia em que a dor está mais leve e momentos que se torna mais forte.
Como evitar que a cefaleia de tensão aconteça?
Alguns hábitos simples podem ajudar na prevenção da cefaleia tensional:
1. Pratique atividade física
A prática de atividade física ajuda a combater o estresse e a reduzir o acúmulo de tensão muscular na região dos ombros e do pescoço.
2. Adote uma alimentação saudável
Priorize alimentos leves como frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras na sua alimentação. Evite bebidas com cafeína (refrigerantes e café), chocolate e alimentos com açúcar branco. Estes alimentos podem agravar a dor de cabeça.
3. Mantenha a regularidade do sono
Busque manter seu sono regular. Tente dormir o mais ou menos no mesmo horário todos os dias e prepare o seu quarto deixando-o escuro e silencioso. A privação de sono pode aumentar a intensidade e a frequência das dores de cabeça.
4. Evite o consumo de álcool e o tabagismo
A ingestão de álcool e o hábito de fumar podem piorar as dores de cabeça e por este motivo devem ser evitados.
Existe diferença entre cefaleia tensional e enxaqueca?
Sim. As cefaleias de tensão geralmente são de intensidade leve a moderada e não são acompanhadas de vômitos e náuseas. Além disso, a dor de cabeça tensional não piora com a realização de atividade física ou exposição à luz, sons e cheiros.
Ao contrário, as enxaquecas são caracterizadas por dores de cabeça de intensidade moderada a intensa, são acompanhadas por náuseas, vômitos e fotofobia (sensibilidade à luz). Atividade física, sons e cheiros podem agravar a dor.
Vejam também:
Referências bibliográficas:
Tension-type headache in adults: Pathophysiology, clinical features, and diagnosis. Uptodate. 2021