Perguntar
Fechar

Comecei a tomar Adoless e minha menstruação diminuiu muito?

Comecei a tomar Adoless, há 2 meses, minha menstruação diminuiu muito e veio escura com pedacinhos de pele? É normal? Minha menstruação, sempre foi certinha de fluxo moderado, pode ser endometriose?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim é normal. A modificação das características da menstruação após início do uso de anticoncepcional é um efeito esperado, e apenas esse sintoma não sugere endometriose.

Adoless®

O Adoless® é um anticoncepcional combinado, e como os outros da mesma classe, age no corpo da mulher, alterando os níveis de hormônios, que resultam nessas mudanças da menstruação.

A menstruação é o resultado da descamação da camada interna do útero (endométrio), quando não ocorre a fecundação e implantação do óvulo fecundado. Essa camada é preparada para receber o óvulo e nutri-lo, durante o ciclo menstrual da mulher. Para isso acontece uma proliferação celular, ou seja, aumento considerável do número de células e vasos sanguíneos.

Como os anticoncepcionais impedem essa proliferação celular, através do equilíbrio hormonal, a camada do endométrio não aumenta da mesma forma, nem acontece o aumento importante da vascularização, resultando em menor sangramento, menor fluxo menstrual.

Entretanto, essas alterações se normalizam logo após a interrupção do remédio. O que quer dizer, que na maioria das mulheres, isso não prejudica uma gravidez programada a qualquer momento, bastando interromper o anticoncepcional.

O que é endometriose?

A endometriose, é a presença de "ilhas" de endométrio (camada interna do útero), localizadas fora da cavidade uterina.

Essas ilhas de tecido endometrial são chamadas endometriomas. Os endometriomas, mesmo fora do útero, continuam respondendo aos estímulos hormonais. Sendo assim, a "ilha" pode aumentar de tamanho e pode haver sangramentos, conforme o estímulo hormonal, porém fora do útero esses fenômenos são altamente irritativos ao organismo.

Os locais mais comuns de encontrar endometriomas são os ovários, trompas, peritônio, bexiga e intestino. E os sintomas variam conforme a localização e gravidade, mas em geral são:

  • Cólicas intensas durante o período menstrual;
  • Dor pélvica;
  • Dor e desconforto durante as relações (dispareunia);
  • Diarreia e
  • Infertilidade.

Leia também: Tenho endometriose: posso engravidar?

O tratamento depende da causa e localização das lesões, porém na grande maioria das vezes, são utilizados medicamentos e ou procedimentos cirúrgicos para retirada dessas ilhas, quando os sintomas são intoleráveis ou para tratamento de infertilidade.

Saiba mais no artigo: Endometriose tem cura? Qual o tratamento?