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Comer abacate aumenta o colesterol? Quais os benefícios para a saúde?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública

Evidências científicas demonstraram que uma alimentação saudável e balanceada associada a ingestão de abacate traz benefícios à saúde, especialmente, em relação à redução do colesterol e à prevenção de doenças cardiovasculares.

A fruta possui alto valor nutricional. É rica em proteínas, vitaminas A, B1, B2 D e E, ácido fólico, ácidos graxos ômega, fitoesteróis, tocoferóis e esqualeno. Também tem boa quantidade de cálcio, potássio, magnésio, sódio, fósforo, enxofre e silício.

Abacate e a redução de colesterol

Abacate

Compostos bioativos presentes na polpa do abacate como os fitoesteróis (β-sitosterol) são os principais responsáveis pela redução dos índices de colesterol. A ação desta substância se relaciona com a inibição da absorção de colesterol nos intestinos e com a redução da síntese de colesterol pelo fígado.

Alguns estudos mostraram ainda que os fitoesteróis atuam sobre os níveis de colesterol total no sangue e sobre o colesterol ruim (LDL), sem afetar o bom colesterol (HDL) e os triglicerídeos sanguíneos.

Além disso, a diminuição do colesterol está também associado à substituição de gorduras saturadas por gorduras insaturadas que pormovem a redução no colesterol total e aumento dos níveis de HDL.

Planos alimentares ricos em fitoesteróis, presentes em abundância no abacate, podem diminuir os níveis de colesterol total e do LDL (colesterol ruim). Uma pesquisa realizada no México mostrou uma redução média de 17% nos níveis de colesterol no sangue de 45 voluntários que ingeriram abacate uma vez por dia durante uma semana,

Regulação da atividade muscular e proteção de doenças cardiovasculares

O abacate se destaca pelos elevados índices de potássio, o que ajuda a regular a atividade muscular e protege o corpo contra as doenças cardiovasculares.

Prevenção de câncer

A fruta é também fonte de um antioxidante chamado glutationa. Esta substância tem ação sobre compostos que são potencialmente cancerígenos. Já os fitoesteróis (β-sitosterol) atuam inibindo a carcinogênese (processo de formação do câncer).

Fortalecimento do sistema imunológico

O β-sitosterol, fitoesterol presente no abacate, é também importante para o fortalecimento do nosso sistema imunológico. Este composto aumenta a produção das células de defesa do organismo e, deste modo, desempenha importante contribuição no tratamento de infecções e de doenças como câncer e HIV.

Auxílio nos processos de emagrecimento

É também o β-sitosterol, abundante no abacate, que ajuda as pessoas que desejam emagrecer. A substância reduz a compulsão alimentar e o acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, por ser rico em fibras, o consumo de abacate promove a sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal.

O abacate, a depender do seu tamanho, possui entre 140 e 228 Kcal. A polpa da fruta contém de 67 a 78% de umidade, 13,5 a 24% de lipídios, 0,8 a 4,8% de carboidratos, 1,0 a 3,0% de proteína e 1,4 a 3,0% de fibra.

Por ser bastante calórico e ser rico em lipídios (gorduras), que no caso do abacate são boas gorduras, deve ser integrado em uma rotina alimentar saudável e abundante em frutas, verduras, legumes e carnes magras.

Para uma orientação nutricional eficaz e segura que favareça a manutenção da sua saúde, consulte um/a nutricionista ou nutrólogo/a.