Perguntar
Fechar

Como aliviar dor no joelho?

O alívio para a dor no joelho depende da sua causa. O primeiro passo é procurar imobilizar a articulação e evitar movimentos que agravam a dor. Depois, deve-se consultar um médico ortopedista para fazer os exames necessários para diagnosticar a origem da dor e iniciar o tratamento, de acordo com o caso.

A aplicação de gelo no joelho ajuda a aliviar a dor e o inchaço, quando presente. A aplicação deve ter um tempo de duração de 20 minutos e, se possível, deve ser feita a cada duas horas.

Contudo, o tratamento vai depender da origem da dor e pode incluir medicamentos anti-inflamatórios e outros remédios específicos para reparar a articulação, fisioterapia, infiltrações e cirurgia.

Para não piorar a dor, recomenda-se também suspender a prática de atividades físicas de impacto, como basquete, vôlei, futebol e corrida, bem como evitar sobrecargas no joelho. Há casos em que o paciente necessita perder peso para reduzir o impacto na articulação.

O fortalecimento dos músculos do quadril e da coxa, orientado por um profissional, também pode ajudar a aliviar a dor no joelho em alguns casos.

Os cuidados também podem incluir evitar subir e descer escadas, bem como evitar determinadas posições do joelho ao se sentar, como permanecer muito tempo com o joelho fletido em mais de 90º ou com as pernas cruzadas.

Se a dor no joelho persistir, consulte um médico ortopedista especialista em joelhos para receber o tratamento adequado.

Saiba mais em:

O que pode causar dor no joelho?

Joelho estalando: o que pode ser e o que fazer?

Joelho inchado: o que pode ser?