Perguntar
Fechar

Como funcionam os testes de gravidez?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública

Os testes de gravidez fidedignos e eficazes medem a concentração do hormônio beta HCG na urina e no sangue. Este hormônio é produzido somente durante a gravidez e é um componente da gonadotrofina coriônica (glicoproteína hormonal presente nos líquidos maternos).

Os exames específicos e mais seguros utilizados para identificar a presença do beta HCG são os testes de farmácia, que detectam a presença de beta HCG na urina, e o Beta HCG, colhido em laboratório, através de amostra de sangue, aonde verifica a presença deste hormônio.

Teste de Gravidez de Farmácia

Testes de gravidez de farmácia

Os testes de gravidez encontrados nas farmácias permitem detectar a presença ou a ausência do hormônio beta HCG na urina. Se houver beta HCG na urina, o resultado será positivo para a gravidez. Se não houver, será considerado negativo.

Posso confiar nos testes de farmácia?

Os laboratórios informam que os testes de farmácia possuem de 90 a 95% de eficácia. Portanto, sim, eles podem ser considerados bastante confiáveis. Entretanto, é sempre importante aguardar o momento adequado para efetua-lo, verificar sua data de validade e seguir rigorosamente as orientações do fabricante. Estas medidas aumentam a confiabilidade do teste.

Veja mais:

Teste de farmácia de gravidez é confiável?

Quando devo fazer o teste de gravidez de farmácia

Teste de garvidez adquirido em farmácias

O ideal é que se espere de 2 a 5 dias de atraso menstrual para efetuar o teste de farmácia. Antes deste tempo de atraso, é possível que os níveis de beta HCG na urina ainda sejam muito baixos para serem detectados pelo exame.

Dê preferência a realizar o exame com a primeira urina da manhã. Se não conseguir, aguarde um intervalo de 4 horas entre uma urina e outra para fazer o teste. Tanto a primeira urina do dia como após 4 horas de intervalo, fazem com que o beta HCG se torne mais concentrado na urina, o que facilita a sua detecção pelo teste.

Existem nas farmácias vários testes diferentes de gravidez com distintos níveis de sensibilidade. Alguns deles podem detectar gravidez no primeiro dia de atraso; outros a identificam com um atraso de 10 dias. Por isto é também importante observar nas instruções do teste que você adquiriu, as orientações relativas ao momento adequado para realizá-lo.

Como realizar o teste de farmácia

Como realizar o teste de farmácia?

Você pode fazer o seu teste de farmácia na própria farmácia, com a ajuda do farmacêutico ou em casa. Se escolher realizá-lo em casa, basta seguir as orientações indicada pelo fabricante.

Em alguns deles a mulher urina diretamente na fita teste. Em outros, a orientação é para que a mulher urine em um frasco apropriado, que vem com o teste, e depois coloque a fita teste em contato com a urina coletada.

A execução é simples, mas é importante que, antes de fazer o teste, as instruções de cada kit sejam lidas com atenção.

Leia mais:

Teste de farmácia: como fazer?

Interpretação do Teste de Gravidez

Será necessário aguardar de 1 a 5 minutos para ter o resultado do seu teste e, dependendo do fabricante do produto, este resultado se apresenta de diferentes formas:

  • Pode ser apresentado em símbolos: “+” significa positivo para gravidez, e “-“ negativo.
  • Se for um teste digital a indicação é “grávida” ou “não grávida.
  • Pode ser mostrado com traços: um traço indica resultados negativo. Se aparecerem dois traços a gravidez está confirmada. Se um segundo traço aparecer de forma muito clarinha ou borrada, significa que é positivo. Há gravidez. Entretanto, a quantidade de beta HCG na urina ainda está baixa e não foi suficiente para causar a reação necessária para que o segundo traço aparecesse de forma nítida. Neste caso, você pode aguardar mais alguns dias e repetir o teste de urina ou optar por realizar o exame de sangue – Beta HCG.
Interpretação dos teste de gravidez de farmácia
1: fita nova e pronta para ser utilizada para o teste de gravidez.
2: somente um traço aparente. Resultado negativo.
3: dois traços visíveis. Resultado positivo, gravidez confirmada.
4: um traço nítido e outro menos aparente. Resultado positivo, gravidez confirmada.

Se o teste de farmácia mostrar resultado positivo

Um resultado positivo indica que você possivelmente está grávida, uma vez que os laboratórios afirmam que o teste possui de 90 a 95% de eficácia. É bem raro que o resultado de um teste de farmácia positivo esteja errado. No entanto, há algumas situações em que isto pode ocorrer:

  • Se a gravidez não evoluiu após a fecundação do óvulo;
  • Em casos de gravidez ectópica (quando o embrião se forma fora do útero);
  • Se a mulher estiver fazendo tratamento com medicamentos para fertilidade;
  • Menopausa;
  • Em caso de o exame ter resultado positivo e após isto ocorrer sangramento, sugerindo risco de aborto espontâneo.

Em todas as situações em que o resultado for positivo, o/a ginecologista deve ser contactado para realizar o exame de sangue Beta HCG, teste definitivo para confirmar a gravidez, e para dar iniciar ao pré-natal. O acompanhamento médico é necessário também para analisar os casos falso-positivos (gravidez ectópica, aborto espontâneo, menopausa, entre outros) e para identificar e tratar possíveis complicações que possam ocorrer.

Se o resultado do teste de farmácia for negativo

Um teste com resultado negativo pode mesmo indicar que você não está grávida, embora seja mais comum enganos nos resultados negativos do que nos positivos. A estes enganos chamamos falso-negativos. Podem ser causas de exames falso-negativos:

  • Fazer o teste antes do tempo de atraso menstrual determinado pelo fabricante: isto faz com que os níveis muito baixos de beta HCG na urina não sejam detectados pelo teste resultando em um teste negativo, mesmo em presença de gravidez;
  • Fazer o teste com a urina muito diluída: para evitar este problema recomenda-se realizar o exame com a primeira urina da manhã ou após 4 horas sem urina. Isto aumenta a concentração de beta HCG na urina e possibilita a sua detecção pelo teste;
  • Deixar a fita reagente do texto em contato com a urina por um tempo reduzido: isto faz com que o tempo seja insuficiente para que o beta HCG possa reagir com a fita teste. Para evitar este problema deixe a urina em contato com a fita o tempo recomendado nas instruções do teste.

Se houver um resultado negativo e dentro de alguns dias seu período menstrual não ocorrer, repita o exame. Alto nível de estresse, distúrbios hormonais, excesso de atividade física e perda significativa de peso são algumas das condições que podem ocasionar atraso menstrual. Se você não está grávida, procure um/uma ginecologista para conhecer as causas do seu atraso menstrual.

Exame Beta HCG

O Beta HCG por meio da análise do sangue é feito em laboratório e tem como objetivo diagnosticar a gravidez. Mesmo as mulheres que realizaram o teste de farmácia e tiveram resultado positivo, devem efetuar o exame de sangue.

Sua sensibilidade é maior do que a do teste de farmácia. Por este motivo, ao detectar o hormônio beta-HCG, hormônio específico da gravidez no sangue, confirma-se a gravidez de forma definitiva.

Beta HCG de sangue

Quando fazer o Beta HCG

Devido a alta sensibilidade, o teste de beta HCG de sangue é capaz de diagnosticar a gravidez mesmo antes do atraso menstrual. Entretanto, se a gravidez for muito inicial o exame pode ter um resultado falso-negativo não detectando a gestação pelo fato da baixa concentração de beta HCG no sangue. Quando isto acontece, é recomendado repetir o exame após o atraso da menstruação. Normalmente o hormônio beta HCG pode ser identificado no sangue a partir da 3ª ou 4ª semana de gestação. A contagem das semanas de gravidez deve ser iniciada a partir da última menstruação.

Para realizar o beta HCG de sangue não é necessário jejum. Basta procurar um laboratório de sua confiança ou indicado pelo médico.

Tipos de exame de Beta HCG no sangue e suas Interpretações

Exame de sangue Beta HCG qualitativo

Neste exame qualitativo os resultados são expressos em “positivo”, “negativo” ou “indeterminado”. O “positivo” ocorre quando o nível de HCG chega à um limite estipulado pelo laboratório que confirma a gestação. Quando é considerado “negativo”, as concentrações de HCG são inferiores ao determinado pelo laboratório. Já o “indeterminado” acontece quando estas concentrações de HCG se encontram em um intervalo no qual não é possível afirmar com segurança, se a gravidez existe ou não. Nestes casos, indica-se a realização do beta HCG quantitativo.

Veja mais:

O que é o Beta HCG qualitativo?

Exame de sangue Beta HCG quantitativo

O resultado do HCG quantitativo mostra a concentração de HCG encontrada no sangue. Cada laboratório utiliza parâmetros próprios de HCG, segundo seus métodos de aferição, para determinar a gravidez. Na maioria dos laboratório um valor de HCG acima de 5UI/L, indica gravidez.

Leia mais:

Quais são os valores de referência do beta HCG?

Resultado do Exame de Beta HCG

Por meio do exame beta HCG quantitativo é possível apenas confirmar a gravidez. O aumento da concentração de HCG no organismo varia de mulher para mulher, o que inviabiliza, por exemplo, identificar o tempo de gestação.

Para ter estas informações de tempo gestacional e outras como, evolução e viabilidade da gravidez, diagnóstico de gestação gemelar (gêmeos) ou mesmo gravidez ectópica, é necessário que seja feito um exame de ultrassom. Este é um exame que faz parte da rotina de pré-natal e é solicitado pelo médico/a de família ou ginecologista.

Condições que podem alterar o Beta HCG

Sistema reprodutor feminino

  • Uso de medicamentos com beta HCG em sua composição;
  • Tumores ovarianos;
  • Tumores de origem embrionária.

Para o diagnóstico definitivo da gravidez faça o exame de sangue Beta HCG quantitativo. Confirmada a gravidez, busque seu médico/a para iniciar o pré-natal.

Leia mais:

Como funciona o beta HCG?

Teste de gravidez de farmácia positivo e beta hcg negativo: estou grávida ou não?