Como identificar uma alergia a medicamentos?
Deve-se suspeitar de alergia a medicamentos se após o início do tratamento surgirem sintomas como:
- Manchas vermelhas ou erupções na pele
- Coceira
- Edema (inchaço)
- Sintomas gastrointestinais (diarreia, náuseas, vômitos, cólicas)
- Lacrimejamento ou coceira nos olhos
- Espirros, coriza, coceira no nariz
- Suor frio
- Tosse, falta de ar
- Dificuldade em falar, mudança no tom da voz.
As reações alérgicas graves geralmente se manifestam dentro de 30 a 60 minutos após a administração do medicamento. Nesses casos, a pessoa também pode apresentar dificuldade para respirar, inchaço nos lábios ou na garganta, queda da pressão arterial, tontura, confusão mental, aumento dos batimentos cardíacos, desmaio e choque, podendo ir a óbito se não for tratada a tempo.
Indivíduos com mononucleose infecciosa são mais suscetíveis de ter alergia a amoxicilina e ampicilina, podendo apresentar erupções na pele ao tomar o medicamento. Já o ácido acetilsalicílico e os anti-inflamatórios podem causar inchaço e urticária.
O que fazer na suspeita de reação alérgica?
No caso de reação leve, apenas vermelhidão ou coceira em pequenas áreas do corpo, o primeiro passo é suspender a medicação. Depois deve procurar médico da família ou alergista para avaliação. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos anti-histamínicos (antialérgico) e corticoides. Os sintomas da alergia na maioria das vezes desaparecem após a suspensão ou substituição do remédio.
Nas reações alérgicas graves (reação anafilática), é necessário procurar atendimento médico de urgência. Pode ser preciso administração de corticoides, antialérgicos injetáveis ou adrenalina, além dos cuidados com sinais vitais, cuidar da respiração e pressão arterial do paciente.
Veja também: O que fazer em caso de reação alérgica?
Pessoas com alergia a medicamentos devem andar sempre com as informações referentes a essas medicações, especificando inclusive o tipo de reação que apresenta e as possíveis alternativas ao medicamento.
Qualquer sintoma associado ao uso de medicamentos deve ser comunicado ao médico que receitou a medicação. Para uma investigação mais detalhada, consulte um médico alergista.
Também podem lhe interessar:
Como identificar uma alergia? Quais são os sintomas?
Quais são os sintomas de alergia alimentar?
O que é e quais os sintomas de edema de glote?
Alergia na pele: o que causa, tipos de alergia e como tratar.