Perguntar
Fechar

Alergia na pele: o que causa, tipos de alergia e como tratar.

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A alergia na pele pode ser causada por diferentes agentes e situações, sendo os mais comuns:

  • Medicamentos;
  • Ressecamento da pele;
  • Picadas de insetos;
  • Uso de roupas sintéticas, de lã, poliéster, entre outros;
  • Contato com determinadas plantas ou pelo de animais;
  • Intoxicação alimentar;
  • Exposição ao frio ou ao calor;
  • Uso de Bijuteria;
  • Cosméticos como maquiagem, desodorante, produtos de beleza e produtos químicos.

Os tipos de alergia e o tratamento, devem ser definidos por um médico dermatologista ou alergologista, porque embora os sintomas sejam semelhantes, os tratamentos podem ser distintos.

Contudo, em qualquer caso de reação alérgica, é importante limpar rapidamente o local, com água corrente, para retirar toda a substância irritativa, reduzindo a reação inflamatória da pele e assim, evitando maiores complicações.

Quais são os tipos mais comuns de alergia e como tratar?

1. Urticária

A urticária é o aparecimento de placas ou manchas avermelhadas na pele, em alto relevo, que coçam bastante e que geralmente acontecem logo após o contato com o fator causador da alergia.

Medicamentos, picadas de insetos, contato com produtos químicos, intoxicação alimentar, estresse, frio ou calor extremos, são exemplos fatores que desencadeiam uma reação alérgica do tipo urticária.

A reação que costuma desaparecer espontaneamente, dentro de poucos dias.

Como tratar?

A urticária é tratada com medicamentos orais ou tópicos a base de anti-histamínicos, como o Hixizine® ou pomada local de corticoides.

urticaria
Urticária

2. Angioedema

O angioedema, na verdade, é a evolução da urticária, a forma mais grave, devido à uma reação inflamatória intensa, que ao invés de melhorar, alcança camadas mais profundas da pele, dando origem a um importante edema (inchaço) local.

Os locais mais acometidos são os lábios, pálpebras, língua e garganta.

Esse inchaço precisa ser rapidamente tratado, para evitar maiores complicações, como queda da pressão arterial e edema de glote (inchaço na garganta), que causa dificuldade para respirar e risco de morte para o paciente.

Como tratar?

Na presença de angioedema, é necessário procurar imediatamente um serviço de emergência para tratamento com corticoide e/ou antialérgico por via endovenosa ou intramuscular.

angioedema de labio
Angioedema de lábio inferior

3. Dermatite

A dermatite é representada por manchas vermelhas e coceira intensa, em regiões mais "ressecadas" da pele. Além das manchas vermelhas e da coceira, a dermatite pode vir acompanhada de outros sinais e sintomas como bolhas que extravasam um conteúdo líquido e formam crostas. É comum ainda, alterações no tom da pele, que pode ficar mais clara ou mais escura.

Habitualmente causada por exposição à água fria ou muito quente, exposição prolongada ao sol, ou mudança brusca de temperatura, que agravam consideravelmente as manchas e a coceira.

As dermatites podem ser classificadas em dermatite de contato, atópica e seborreica.

  • Dermatite de contato: reação na região que teve o contato com a substância alergena (bijuteria, talco, látex, perfumes, roupa sintética, plantas, medicamentos, entre outros);

  • Dermatite atópica: atinge mais as regiões de dobras, como atrás do joelho, dobra do braço e pescoço. Causa vermelhidão, coceira, bolhas e descamação da pele;

  • Dermatite seborreica: acomete mais as regiões com grande quantidade de glândulas seborreias, como a região da face, barba, couro cabeludo e região do tórax.

Como tratar?

O primeiro passo é sempre limpar bem o local com água, para remover todo a substância que causaou a reação alérguca do local. Depois, o tratamento dependerá do tamanho da reação alérgica e local acometido. Geralmente é indicado o uso de anti-histamínicos e corticoides, nas diferentes apresentações (pomada, shampoo, loção hidratante).

dermatite atopica
Dermatite atópica

O que é uma alergia de pele?

A alergia na pele é uma reação inflamatória, causada por algum estímulo irritativo, dando origem aos sintomas conhecidos, de vermelhidão e coceira no local, algumas apresentam ainda, placas avermelhadas em alto relevo, "bolinhas", bolhas, sensação de "pinicação", ardência e descamação da pele.

Vale ressaltar que tão importante quanto tratar, deve ser identificar os fatores causadores da alergia na pele, para que consiga afastar todos os fatores e substâncias irritantes, evitando novos episódios e/ou complicações.

Principalmente se for um quadro de urticária, que pode evoluir com angioedema, levando ao risco de complicações respiratórias graves.

Na presença de uma reação alérgica na pele, procure um médico dermatologista, alergologista ou médico da família, para confirmação do diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequado.

Leia também:

Referência:

Sociedade Brasileira de Dermatologia.