Perguntar
Fechar

Como interpretar o exame holter 24 horas?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A interpretação do exame holter 24 horas é feita através da análise dos resultados colhidos pelo aparelho juntamente com os sintomas apresentados pelo paciente durante as 24 horas que esteve com o holter.

A atividade elétrica dos batimentos cardíacos é registrada pelo chip localizado no interior do gravador portátil e depois transformada em imagens de eletrocardiograma que são interpretadas pelo médico com o auxílio de um programa de computador.

O holter 24 horas também serve para verificar o quanto a frequência cardíaca da pessoa variou no período em que foi monitorada. Alterações de frequência cardíaca podem indicar doenças cardíacas.

Por exemplo, em um adulto saudável a frequência cardíaca deve variar entre 50 a 100 batimentos por minuto em repouso, valores acima ou abaixo podem indicar alguma disfunção.

Através da análise dos resultados do holter, o médico pode identificar arritmias ocasionais que não são detectadas durante o eletrocardiograma normal, uma vez que o tempo de duração do exame é curto comparado com as 24 horas do holter.

Além da avaliação da frequência cardíaca e de arritmias o exame Holter também é capaz de observar outras alterações no coração como bloqueios cardíacos e sinais sugestivos de isquemia, ou seja de áreas do coração que não estão recebendo suprimento sanguíneo suficiente.

Ao verificar todos esses fatores como frequência, presença de arritmias, bloqueios ou isquemias, é possível avaliar o risco cardiovascular do paciente, ou seja o risco de desenvolver doenças como Infarto Agudo do Miocárdio, bem como as chances de ter morte súbita.

O médico cardiologista é o especialista indicado para interpretar o resultado do exame holter 24 horas, levando em consideração a história clínica do paciente, os sintomas apresentados e o resultado de outros exames.

Saiba mais em: Como é o exame holter 24 horas?