Perguntar
Fechar

Fiz um exame de holter e a conclusão foi: ...

Fiz um exame de holter e a conclusão foi: Ritmo sinusal, atividade ectópica supraventricular ausente. Atividade ectópica ventricular rara. Repolarização ventricular estável, ausências de pausas. E diz assim: observada 06 extra-sístoles ventriculares durante o exame. O que quer dizer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O exame apresenta resultado dentro dos parâmetros da normalidade, porém é preciso levar para avaliação do médico que o solicitou, pois além desses dados, podem haver outras informações importantes para o seu caso.

Entendendo o exame de holter cardíaco

Resultados

No exame de holter, o resultado descreve os parâmetros para análise do cardiologista que o solicitou. Dentre eles devem constar no mínimo:

  • Ritmo cardíaco
  • Frequência cardíaca
  • Presença ou ausência de atividade ectópica supraventricular
  • Presença ou ausência de atividade ectópica ventricular

O ritmo cardíaco normal é um ritmo regular, descrito como ritmo sinusal. A frequência cardíaca varia conforme a idade e presença de comorbidades, mas em média deve estar entre 60 e 100 bpm. A atividade ectópica, quer dizer que existe um estímulo em local diferente do "marcapasso natural" da pessoa, por isso trata-se de uma atividade anormal, no seu caso está ausente, ou seja, não existe anormalidade.

A presença de apenas 6 extrassístoles ventriculares, não define um diagnóstico, deverá ser avaliado em conjunto com seus sintomas e exame clínico cardiológico.

Portanto, através desses dados, o médico poderá diagnosticar o problema, seja ele arritmia, bloqueio de ramo, sinais de isquemia cardíaca (infarto), entre outras, e assim traçar a conduta ideal de tratamento e prevenção cardiológica.

Sabendo que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na população, esse exame tem sido cada dia mais utilizado, dentro das indicações reconhecidas, e têm se mostrado bastante eficaz na prevenção dessas doenças e complicações.

Saiba mais em: Como interpretar o exame holter 24 horas?

Como é feito o exame de holter?

O exame de holter é uma espécie de eletrocardiograma que é registrado continuamente, durante 24 horas. Portanto, o aparelho é instalado no paciente através de eletrodos adesivos no tórax, e ligado a um gravador, que deverá estar fixo à cintura, por meio de um cinto.

Durante esse dia do exame, a pessoa é orientada a manter seus hábitos de vida normais, até para que o exame seja considerado fidedigno. Evitando apenas proximidade com colchão ou travesseiros magnéticos, para não alterar o registro do exame.

Após as 24 h, deverá levar de volta o aparelho ao laboratório, aonde serão retirados do chip do aparelho, todos os registros e seguirá para análise médica.

Quais as indicações do exame de holter?

Segundo a sociedade brasileira de cardiologia, as indicações para a solicitação do exame de holter 24 horas incluem: Confirmação de episódios de arritmia; detecção de sinais de isquemia miocárdica (infarto); documentar a resposta terapêutica às medicações e predizer o risco de eventos cardíacos futuros, possibilitando sua prevenção.

O exame costuma ser solicitado perante queixas de palpitações, desmaios, tonturas e sensação de coração acelerado e descompassado.

O cardiologista é o médico responsável por solicitar e avaliar um exame de holter cardíaco.

Veja também: O que é arritmia?