Perguntar
Fechar

Como saber se estou grávida?

Para saber se a mulher está grávida é necessário a realização de testes, laboratoriais ou comprados em farmácia, que identificam a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (Beta-HCG) no sangue ou na urina.

A Beta-HCG é produzida quando o óvulo fertilizado pelo espermatozoide fixa-se no útero, dando início à gravidez. Inicialmente, é possível identificá-la no sangue, mas à medida que sua concentração aumenta, ela começa a aparecer na urina, tornando também possível a sua identificação com os testes comprados em farmácias.

Teste de gravidez de farmácia
Teste de gravidez de urina (farmácia)

Quando devo realizar o exame de gravidez Beta-HCG?

O exame de sangue deve ser feito de 8 a 11 dias após a fixação do óvulo fecundado no útero (concepção), não sendo necessário que haja atraso menstrual.

O teste de urina deve ser feito apenas 15 dias depois da concepção. Esse período pode significar apenas 1 dia de atraso menstrual, variando segundo o tipo de teste realizado (sensibilidade do método para detectar a Beta-HCG).

Exames Beta-HCG com resultados negativos na primeira semana de atraso menstrual devem ser repetidos após dois a três dias, porque em uma gravidez normal os níveis de Beta-HCG dobram a cada 48 a 72 horas.

Isso significa que a mulher pode estar grávida e o resultado ser negativo, já que os níveis de Beta-HCG podem estar baixos e o hormônio não ser detectado nos exames e testes.

Leia também: Teste de farmácia de gravidez é confiável?

É importante que os testes para gravidez comprados na farmácia sejam registrados na ANVISA.

Quais são os primeiros sintomas de gravidez?

O primeiro sinal de gravidez é o atraso da menstruação, geralmente superior a duas semanas. Os sintomas de gravidez começam a se manifestar com 5 ou 6 semanas de gestação. Em média, cerca de 10 dias depois do dia esperado da menstruação.

Além do atraso menstrual, a mulher grávida pode apresentar enjoo, vômitos, aumento da sensibilidade das mamas, cansaço e vontade frequente de urinar.

Há mulheres que têm enjoos e vômitos logo nos primeiros dias de gestação, embora esses sinais e sintomas sejam mais comuns no 1º e no 2º mês de gravidez e nem todas as gestantes os apresentam.

À medida que a gravidez avança, outros sintomas começam a surgir, como inchaço do abdômen, prisão de ventre, azia, desconforto no baixo ventre, mudanças de humor, falta de ar e tonturas.

Há ainda casos mais raros, em que a mulher apresenta cólicas ou sangramento quando ocorre a implantação do óvulo fecundado no útero.

Existem ainda mulheres grávidas que ficam com as aréolas ao redor dos mamilos mais escuras e com as mamas inchadas, doloridas e mais sensíveis.

Veja também: Sintomas de Gravidez

Em casos de suspeita de gravidez o médico obstetra avaliará se há atraso menstrual, realizará o exame físico da mulher e solicitará o exame Beta-hCG. O exame de ultrassonografia do útero também poderá ser usado para diagnosticar a gravidez.

Saiba mais em: Resultado do Exame de Gravidez - Beta-HCG