Derrame articular, o que é?

O derrame articular é o acúmulo de líquido na articulação, também conhecida como junta.

É causado por uma inflamação de alguma estrutura dessa articulação. A inflamação na articulação pode ter várias causas como o trauma provocado por atividades físicas ou contusões, doenças como gota, artrites, artroses, neuroartropatia crônica, sendo que nos casos de doenças sistêmicas (atingem todo o organismo), como o lúpus eritematoso sistêmico, geralmente o derrame articular está acompanhado de outros sinais e sintomas e pode afetar mais de uma articulação.

Os sinais e sintomas do derrame articular podem ser dor, dificuldade para movimentação, inchaço (edema), calor e vermelhidão no local. O seu tratamento vai depender da sua causa e localização podendo ser realizado com anti-inflamatórios, antibióticos, retirada do líquido por meio de uma agulha para aspiração (drenagem), repouso, redução de peso, fisioterapia, tratamento da doença causadora da inflamação e tratamento cirúrgico.

O ortopedista ou o reumatologista são os especialistas para realizar o diagnóstico e tratamento dos problemas articulares.

Saiba mais em: Joelho inchado: o que pode ser?