Em qual teste de gravidez confiar: farmácia ou caseiro?
Estou achando que estou grávida. Fiz um teste caseiro (de ferver o xixi) o resultado deu positivo (ferveu como leite), então fiz o teste de farmácia e deu negativo. Em qual teste devo confiar?
O teste de farmácia é confiável, está comprovado e possui uma alta sensibilidade e eficácia para confirmar a gravidez. Já os testes caseiros não possuem comprovação científica, por isso não podemos recomendar.
Saiba mais no link: Teste de farmácia de gravidez é confiável?
De qualquer forma, os testes de farmácia e mesmo o teste de sangue, o Beta HCG, devem aguardar alguns dias de atraso na menstruação para que sejam realizados, assim a confiabilidade é maior. E isso porque o organismo da mulher só produz o hormônio detectado nos testes, durante a gravidez, dessa forma, após a fecundação, implantação do óvulo e iniciado efetivamente o processo de gestação, é iniciada a produção do hormônio e em média, a partir do oitavo dia, chega a níveis séricos suficientes para ser detectado em exames.
Sendo assim, mesmo que esteja grávida, nos primeiros dias os resultados podem ser negativos, o que chamamos de falso-negativo, por não ter permitido um tempo mínimo de produção e detecção do hormônio.
Leia também: Posso fazer o teste de gravidez de farmácia antes do atraso?
Entretanto, o teste de sangue realizado no laboratório, a dosagem de beta HCG, ainda é o método mais específico e determinante de confirmar uma gravidez. Por isso, se houver dúvida com o teste de farmácia, deve realizar o exame de sangue. Para realizar esse exame é necessário um pedido médico.
O médico ginecologista é o responsável pela avaliação e orientações adequadas nesse caso, para maiores esclarecimentos agende uma consulta.
Pode lhe interessar também: Resultado do Exame de Gravidez - Beta-HCG