Perguntar
Fechar

Estou com caroço no bico do seio o que pode ser?

Estou com caroço no bico do seio é do tamanho de uma ervilha e eu já tenho tumor uterino, o que pode ser? Pode estar ligado os dois assuntos?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Provavelmente não há relação com seu tumor uterino, quando voltar ao seu ginecologista peça para ele examinar suas mamas. A presença de nódulo no mamilo pode corresponder a diferentes afecções mamilares.

Entre as possíveis causas de nódulo mamilar estão a ectasia ductal, o papiloma intraductal, a presença de um abcesso subareolar, ou mesmo um tumor maligno da mama.

Ectasia ductal da mama

A ectasia ductal ocorre quando um ducto de leite dilata-se, fica com as paredes espessadas e rígidas, levando ao acúmulo de líquido. Pode haver o bloqueio desse ducto, que ocasiona uma alteração no mamilo com formação de nódulo, pode também ocorrer sintomas de sensibilidade, vermelhidão e inchaço local.

O mais comum é a ectasia ductal da mama ser assintomática e geralmente a melhora ocorrer espontaneamente. Em algumas situações é necessário o uso de antibióticos para tratar uma infecção secundária.

A causa da ectasia ductal da mama não está bem estabelecida, mas há associação com o envelhecimento, tabagismo ou inversão mamilar.

Papiloma intraductal

Os papilomas intraductais são nódulos benignos que se desenvolvem em ductos de leite por trás da aréola mamária, não estão associados a um aumento do risco de câncer de mama. Geralmente, a mulher sente que tem uma nodulação embaixo da aréola, eventualmente pode ocorrer também a saída pelo mamilo de um líquido claro e pegajoso, podendo apresentar um pouco de sangue.

Na maioria das vezes esses papilomas não requerem tratamento, em algumas situações quando inflamam pode ser aconselhado uma intervenção cirúrgica para retirada do ducto afetado.

Abscesso subareolar da mama

O abcesso subareolar da mama ocorre quando há uma infecção bacteriana e consequente inflamação nos ductos terminais da mama. É um quadro que pode acometer principalmente mulheres entre os 30 e os 40 anos de idade, é também mais comum em mulheres fumantes.

O abcesso subareolar mamilar também apresenta outros sintomas importante como inchaço, vermelhidão e dor na região acometida, com a sua evolução pode ocorrer a formação de uma fístula com a saída de secreção pustulosa para o exterior da aréola.

O tratamento é basicamente através do uso de antibióticos e drenagem da secreção acumulada no interior do abcesso.

Quando suspeitar de câncer de mama?

Alguns sinais de alerta para a presença do câncer do mama são:

  • Presença de nódulo mamário geralmente endurecido e indolor, com conformação irregular;
  • Saída de líquido transparente ou com sangue do mamilo;
  • Endurecimento ou rigidez da mama, principalmente em volta do mamilo, a pele pode ficar com um aspecto enrugado;
  • Pele avermelhada e sensível na mama e na região das axilas.

Na presença de qualquer um desses sintomas é essencial procurar a avaliação de um médico para avaliação e investigação