Perguntar
Fechar

Estou com dor na última costela do lado direito... O que pode ser?

Estou com um incomodo depois da última costela do lado direito, não chega ser uma dor, dói apenas quando apalpo a sensação de que tem alguma coisa encostando nas costelas, e que dói nas costas. O que pode ser?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Nessa região temos o fígado, a vesícula, o rim, as costelas, a musculatura torácica, inervação e cartilagens, além do final do pulmão.

Entretanto, uma dor nessa região que irradia para as costas, pode significar principalmente:

  • Contratura muscular
  • Fratura de costela
  • Excesso de gases
  • Cálculo renal a direita
  • Aumento do fígado
  • Cálculo na vesícula biliar
  • Problema pulmonar (Pleurite ou pneumonia)
  • Herpes zoster

Contratura muscular

Os problemas musculares são a principal causa de dor abaixo das costelas. A dor pode ser causada por um pequeno trauma nessa região, por exercícios exagerados ou por um trauma nesse local. A contratura muscular causa uma dor incômoda que piora quando palpa ou quando você movimenta a região, pois a movimentação exige uma contração dos músculos aumentando a dor.

Mas não tem outros sintomas. Em geral, melhora com o repouso e com uso de relaxante muscular.

Fratura de costela

Um trauma, acidente de carro ou mesmo tosse excessiva, podem causar uma fratura ou fissura de costelas. Os sintomas são de dor no local da fratura, que piora com a movimentação e palpação da região.

Por isso, no caso de dor após trauma, é importante procurar um médico para avaliação. Dependendo da fratura e localização, será preciso repouso absoluto, para evitar uma complicação pulmonar, como pneumotórax, hemotórax ou uma infecção (pneumonia).

Gases

O excesso de gases é mais uma causa comum de incômodo e/ou dor, abaixo das costelas. Pode ser percebida também como presença de bolhas quando palpa.

Para aliviar os gases, é recomendado massagem abdominal, caminhar, movimentar-se. No caso de dor intensa pode tomar uma medicação para alívio mais rápido, como o luftal®.

Cálculo renal

A presença de cálculos nos rins (pedras os rins) é um fator de risco para a dor abaixo da costela e que irradia para as costas. Sempre que um cálculo migrar do rim para a bexiga, pode causar um incômodo. Quando esse cálculo não é pequeno o suficiente para passar e fica preso no ureter, ocorre obstrução no sistema urinário e a pessoa desenvolve uma dor intensa, além de mal-estar, suor frio e sangue na urina.

Neste caso, é importante que procure uma emergência médica imediatamente para tratamento da dor e, se necessário, retirar o cálculo.

Para evitar a presença de cálculos renais procure alimentar-se bem e beber bastante água durante o dia.

Aumento do fígado

Por estar localizado bem abaixo da última costela à direita, qualquer alteração no fígado, seja aumento órgão, presença de cistos ou infecção (hepatites), gera uma dor incômoda nessa região e pode vir associada de náuseas, vômitos e coloração amarelada na pele.

Neste caso, procure um médico clínico geral ou hepatologista, para avaliação mais cuidadosa e tratamento adequado.

Cálculo na vesícula

A presença de cálculos na vesícula nem sempre desencadeia sintomas, mas quando está aumentada ou inflamada, pode causar um incomodo do lado direito da barriga, logo abaixo das costelas, principalmente em pessoas com sobrepeso e após refeições gordurosas.

A inflamação aguda da vesícula, chamada colangite, é uma complicação grave, que se apresenta com febre alta, dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e icterícia (pele amarelada).

Portanto, trata-se de emergência médica. Na suspeita de colangite ou pancreatite, procure imediatamente atendimento médico.

Problemas pulmonares

Os problemas pulmonares que podem causar dor nessa região, são a pleurite e a pneumonia.

A pleurite é uma inflamação da pleura (película que recobre os pulmões), que pode ocorrer no lado direito ou esquerdo, caracterizada por dor intensa quando a pessoa respira profundamente.

A pneumonia é a infecção do tecido pulmonar, por isso junto a dor, pode apresentar febre, tosse com catarro, mal-estar e falta de apetite.

Na suspeita de doença pulmonar, procure um atendimento médico, para iniciar o tratamento o quanto antes e evitar maiores complicações.

O diagnóstico e tratamento definitivo vão variar de acordo com a suspeita do médico.

Herpes zoster

O herpes zoster é a reativação de um vírus, o mesmo da caxumba, que fica inativo por anos, até que por algum motivo como, por exemplo, a queda da imunidade, permita que ele retorne. No zoster ele acomete um trajeto de nervo, sendo o nervo dorsal um dos mais comuns, e causa dor intensa, sensibilidade aumentada e após uns dias o aparecimento das feridas na pele (pequenas bolhas e crostas).

Na presença de herpes zoster procure um médico para iniciar o tratamento específico, com antivirais e analgésicos potentes.

Z
Herpes Zoster no trajeto do nervo dorsal. Nesse caso já com feridas, bolhas e crostas.

Causas de dor do lado esquerdo das costelas

A dor localizada abaixo das costelas do lado esquerdo, podem ser devido a situações semelhantes ao lado direito, como contraturas musculares, fratura de costelas, pequenos traumas, excesso de gases, cálculo renal a esquerda, pleurite e pneumonia.

No entanto, nesta região existe ainda o baço, um pequeno órgão, do tamanho de uma mão fechada (em adultos saudáveis), que pode aumentar de tamanho em algumas doenças, como anemias, cirrose e linfomas.

O aumento do baço, denominada esplenomegalia, leva a um incomodo e dor, logo abaixo das últimas costelas do lado esquerdo.

Para investigar a causa e definir o melhor tratamento, procure um médico clínico geral ou médico da família.

Referências:

  • Ministério da Sáude
  • Michelle Kim1 & James E. Moore. Chest Trauma: Current Recommendations for Rib Fractures, Pneumothorax, and Other Injuries . Current Anesthesiology Reports (2020) 10:61–68.
  • S Jensen et cols.; Musculoskeletal Causes of Chest Pain. Aust Fam Physician, 2001 Sep;30(9):834-9.