Estou com muita dor de cabeça só do lado direito. O que pode ser? Preciso realizar exames?
Existem diversas causas para dores de cabeça, podemos citar como causas mais comuns:
- Tensão muscular (cefaleia tensional)
- Enxaqueca
- Trauma
- Pressão alta
- Sinusite
- Problemas visuais (falta de óculos, fotofobia)
- Ansiedade, entre outras.
Cada uma das causas apresentadas possui junto da dor, outras características comuns, por isso nem sempre é necessário realização de exames. Na grande maioria das vezes, o/a médico/a com uma boa história e exame físico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente.
Quando é preciso realizar algum tipo de exame?
Alguns sinais e sintomas são indicativos de maior risco, portanto devem ser investigados com exames complementares, são principalmente:
- Dor localizada de um só lado persistente;
- Dor que não melhora com analgésicos comuns ou anti-inflamatórios;
- Dor iniciada após os 50 anos de idade;
- Dor intensa com náuseas e vômitos, sem história prévia de enxaqueca;
- Modificação das características da dor, em pacientes enxaquecosos;
- Dor seguida de crise convulsiva;
- Dor associada e alterações de força ou de sensibilidade em algum membro;
- Dor intensa associada a febre alta.
Entretanto, o exame a ser solicitado será definido pelo/médico/a, e vai depender da história, avaliação e suspeita clínica. Pode variar desde exames de sangue, eletroencefalograma, exames de imagem como a Tomografia cerebral ou ressonância magnética ou a associação de mais de um deles.
Não é incomum, quadros de enxaqueca vir acompanhados de outros sintomas neurológicos (formigamento e dormência), além de sintomas visuais (pontos ou linhas brilhantes - “áureas”), porém devem ser sempre acompanhados pelo médico, de preferência neurologista.
Por isso recomendamos que agende uma consulta com médico/a, de preferência neurologista, para avaliar o seu caso e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.
Pode lhe interessar também:Sinto pontadas do lado esquerdo da cabeça, juntamente com enjoo, visão turva e tonturas. O que pode ser?, Dor de cabeça frequente: o que pode ser?