Perguntar
Fechar

Fadiga constante significa que tenho uma doença?

Sim, sentir fadiga constante pode ser sinal de anemia, doenças cardíacas ou ainda transtornos psíquicos como estresse, ansiedade e depressão. Contudo, a principal causa para uma fadiga excessiva é a má qualidade do sono, ja que pessoas que não têm um sono reparador à noite sentem-se frequentemente sonolentas e cansadas ao longo do dia.

Pessoas com anemia sentem um cansaço constante porque têm pouca hemoglobina. Essa proteína está presente nos glóbulos vermelhos do sangue e é responsável pelo transporte do oxigênio para os tecidos do corpo. A falta de hemoglobina diminui a oxigenação das células, reduzindo a produção de energia e gerando a fadiga.

Há ainda doenças cardíacas graves que podem gerar uma fadiga constante, tais como insuficiência cardíaca e miocardite. Na insuficiência cardíaca, o cansaço é decorrente da dificuldade que o coração tem em bombear sangue suficiente para o resto do corpo. Na miocardite, a fadiga é causada pela inflamação do músculo cardíaco (miocardite).

Indivíduos com miocardite podem sentir ainda falta de ar, dor no peito e indisposição. A inflamação pode ser provocada pelo abuso de bebidas alcoólicas, uso de drogas, bactérias, vírus e fungos.

Porém, como referido no início do texto, a principal causa da fadiga constante são os distúrbios do sono. Nesses casos, é comum a pessoa sentir-se sonolenta e irritada durante o dia, com dificuldade de concentração e baixo rendimento nos estudos ou trabalho.

Consulte um médico clínico geral ou médico de família para avaliar a causa da sua fadiga constante e indicar o tratamento adequado.

Saiba mais em:

Cansaço durante a gravidez é comum?

Dificuldade de concentração: o que pode ser e o que fazer?