A falta de vitamina B12 (cianacobalamina) pode ser causada pelo baixo consumo de alimentos de origem animal ou pela menor absorção dessa vitamina no corpo, como ocorre em doenças do trato gastrointestinal.
A anemia perniciosa (doença autoimune), dietas (vegetarianas e veganas), doença de Crohn, uso de alguns medicamentos e cirurgias que reduzem o tamanho do estômago, como as cirurgias bariátricas, são situações que provocam a deficiência dessa vitamina.
Sabendo que a vitamina B12 não é produzida pelo nosso organismo e tem um papel fundamental na formação de glóbulos vermelhos (sangue), proteínas e manutenção do sistema nervoso central, precisamos manter os níveis adequados, seja pela alimentação ou através de reposição com suplemento vitamínico.
O que causa falta de vitamina B12?
1. Anemia perniciosa
A anemia perniciosa é a principal causa de deficiência de vitamina B12. Trata-se de uma doença autoimune em que o organismo produz anticorpos contra células do estômago, produtoras de fator intrínseco. O fator intrínseco é uma proteína produzida no estômago que atua na absorção desta vitamina.
Diabetes do tipo 1, vitiligo, hipotiroidismo e outras doenças autoimunes, aumentam o risco de anemia perniciosa.
O tratamento para casos de anemia perniciosa inclui uma dieta orientada pelo nutrólogo ou nutricionista e reposição da vitamina. A vitamina B12 pode ser reposta por injeções ou por suplementos vitamínicos.
2. Alimentação pobre em alimentos de origem animal
A falta de vitamina B12 é bastante comum em pessoas que têm hábitos alimentares que não incluem ou ingerem de forma muito reduzida, alimentos de origem animal como os ovos e carnes vermelhas.
Os veganos e vegetarianos geralmente precisam inserir suplementos de vitamina B12 na sua alimentação.
3. Inflamações no intestino
A carência de vitamina B12 também pode ocorrer devido a certos problemas de saúde e condições que podem dificultar a absorção de vitamina B12 pelo organismo como:
- Consumo excessivo de álcool;
- Doença de Crohn - doença inflamatória do sistema gastrointestinal;
- Doença celíaca - uma doença autoimune que causa inflamação provocada pelo glúten, trigo, cevada ou centeio que afeta a parede interna do intestino delgado e reduz a absorção de nutrientes como a vitamina B12.
4. Cirurgias do estômago ou intestinos
As cirurgias feitas para remover certas partes do estômago ou intestino delgado como, por exemplo, as cirurgias bariátricas, reduzem a capacidade de o organismo absorver a vitamina 12 ingerida e podem provocar a carência de vitamina B12.
Estas pessoas, normalmente, precisam utilizar suplementos de vitamina B12 junto com a alimentação.
5. Uso de alguns medicamentos
O uso prolongado de medicamentos que reduzem a concentração de ácido no suco gástrico como os antiácidos, omeprazol e ranitidina podem provocar a deficiência de vitamina B12.
A metformina, bastante utilizada por pessoas diabéticas, também pode provocar carência de vitamina B12.
Quais os sintomas da falta de vitamina B12?
Os sintomas da carência de vitamina B12 podem incluir:
- Fraqueza
- Fadiga (falta de energia, tontura ao ficar em pé ou realizar esforço)
- Palidez
- Irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Perda de apetite
- Diarreia ou prisão de ventre
- Falta de ar, especialmente durante o exercício
- Inchaço e vermelhidão da língua ou sangramento nas gengivas
Se a quantidade de vitamina B12 permanecer baixa por um período prologado, poderá sofrer ainda danos neurológicos. Os sintomas neurológicos devido à falta de vitamina B12 incluem:
- Confusão ou alteração do estado mental (demência) em casos graves
- Dificuldade de concentração
- Psicose (perda de contato com a realidade)
- Perda de equilíbrio
- Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
- Alucinações
Como posso repor a vitamina B12?
A reposição da vitamina se dá de maneira mais rápida e eficaz quando ingerida na forma de alimentos. No entanto, pode ser feito o uso da vitamina sintética, em forma de suplementos.
Alimentos ricos em vitamina B12
- Carnes vermelhas (bovina, suína, fígado e outras vísceras)
- Peixe (especialmente salmão e atum)
- Frutos-do-mar
- Aves
- Ovos
- Leite e derivados
Administração de vitamina B12 sintética
A reposição de vitamina B12 pode ser feita através de suplementos multivitamínicos, vitamina B12 injetável, gel nasal ou ainda vitamina B12 sublingual, que se dissolve sob a língua.
Vale lembrar que o corpo absorve melhor a vitamina B12 quando ela é tomada em conjunto com outras vitaminas do complexo B, como niacina (vitamina B3), riboflavina (vitamina B3) e piridoxina (vitamina B6), além de magnésio.
Como é feito o diagnóstico da falta de vitamina B12?
Para diagnosticar a deficiência da vitamina é preciso realizar um exame de sangue com a dosagem da vitamina B12.
Na maioria das vezes, o exame é realizado na presença de anemia, ou quando outros exames de sangue sugerem a presença de anemia perniciosa, uma forma de anemia causada por má absorção de vitamina B12.
A falta de vitamina B12 causa anemia?
Sim, pois a vitamina B12 é necessária para formação dos glóbulos vermelhos do nosso sangue. O tipo de anemia mais comum é causada pela deficiência de ferro, em seguida pela falta de vitamina B12.
Para maiores esclarecimentos sobre esse assunto, procure um médico da família, clínico geral ou nutrólogo.
Referência:
Associação Brasileira de Nutrologia