Há muito tempo reparei que tenho um caroço no ânus...

Há muito tempo reparei que tenho um caroço no ânus. Agora surgiu outro, isso tem atrapalhado a minha evacuação, por mais cuidado alimentar que eu tenha, este continua trancado. No dia 12 de maio tenho uma ressonância magnética para fazer, pois estou com artrose ou hérnia de disco. Será que através desse exame, o médico vai conseguir detectar alguma coisa no meu intestino ou ânus? Devo marcar uma consulta com qual especialista?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Com esse exame provavelmente não irá ter nenhuma resposta a respeito do seu intestino e ânus.

Caroço no ânus pode aparecer em diversas idades, isoladamente ou acompanhado de outros sintomas, além de poder ser característico de várias patologias, entre elas:

  • Hemorroida: veias anais que se dilatam em consequência de alguma situação;
  • Verrugas anais: decorrentes de algumas doenças transmitidas pelo sexo;
  • Abscesso: inflamação das glândulas da região anal com presença de pus, dor, vermelhidão e inchaço na região anal acompanhado de sintomas gerais como febre, prostração, calafrios;
  • Tumor: indicativo de câncer;
  • Cisto: muitas vezes acompanhado de abscesso;
  • Prolapso retal: exteriorização do reto por completo ou parcialmente.

O exame da ressonância magnética solicitado para fins de analisa sua artrose ou hérnia de disco provavelmente não será suficiente para detectar as características do caroço no ânus.

O caroço no ânus deve ser examinado pelo/a médico/a clínico geral, médico/a de família ou proctologista para definir a causa específica e orientar o tratamento mais adequado.

Leia também:

Como saber se tenho hemorroida e quais são os sintomas?