Hipotireoidismo, tireoidite e menstruação que não desce

Boa tarde Doutor,
Em breve faço 20 anos e há um pouquinho mais de 1 ano descobri que tenho Hipotireoidismo. Estava a 3 meses sem menstruar e procurei um médico, fazendo exames e constatando a doença. Desde então venho tentando controlá-lo, fazendo exames de sangue, tomando Puran T4 (no momento o de 100mcg), mas não consegui até hoje. Às vezes o TSH está alto e tem que aumentar a dosagem do remédio, e as vezes baixo tendo então que diminuir (mas nunca controla). Fiz exame há 2 semanas e o Anti TPO está 144,00 UI/ml sendo que o valor de referência é inferior a 9,00 UI/ml; o T4 livre está normal, com 0,98 ng/dL pois o valor de referência é de 0,54 a 1,24 ng/dL; e o TSH está 0,17 MICRO UI/ML sendo que o valor é entre 0,34 e 5,60 MICRO UI/ML, ou seja dessa vez está muito baixo. Estou com dúvida com relação ao valor do Anti-TPO está muito alto sempre, pois apesar de ser Tireoidite de Hashimoto (devia estar controlado isso com o remédio não é mesmo?), e tenho dúvida também sobre o TSH sempre variar entre muito alto ou muito baixo (como dessa vez). Estou há 106 dias sem menstruar e estou preocupada pois às vezes sinto uma dor suportável, um desconforto como se fosse cólica. No ano passado quando descobri a doença, meu ovário esquerdo estava o dobro do tamanho do direito, porém felizmente a médica disse que não tinha nada em sua estrutura, que estava normal a não ser o tamanho que devia ser por causa da doença. Passado alguns meses, com o tomar do remédio do Hipotireoidismo, ele regularizou, ficando no devido tamanho. Por isso também estou preocupada e com medo de haver algum problema e se a causa da amenorréia desse ano tem haver ou não com a doença e com o remédio.
Devido a isso, gostaria de saber o por quê de nunca controlar e se posso me tranquilizar quanto a tantos dias sem o ciclo (e estou sempre ficando irritada, nervosa, e acho que estou assim por "ela" não vir).
Obs: Nesse ano a menstruação vinha sempre de 28 a 34 dias, sempre variando, nunca regulada, mas também não atrasando tanto como agora e no ano passado. Ah, só uma vez nesse ano que foi antes da minha última menstruação que ficou 56 dias sem vir, dai veio normal e depois não veio mais, fazendo hoje já 106 dias como já disse. Eu não tomo outro remédio a não ser o Puran (tomo sempre no mesmo horário todos os dias), nem tomo anticoncepcional nada disso (nunca tive relação).
Desculpa por ter detalhado tanto o meu caso, mas é que fico tentando buscar fatos para que fique o mais perto possível de sua compreensão como médico, pois não sei se tem uma coisa a ver com a outra (sobre Hipotireoidismo e o tempo de menstruação nessa ocorrência).
Desde já agradeço pela atenção.

Enquanto a Tireoidite estiver ativa seu TSH continuará alterando bastante, a doença da tireoide pode ser a causa da sua menstruação não vir (pode ser, existem outras causas), algumas mulheres tem seus problemas emocionais aumentados quando ficam sem menstruar.