Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Hipotireoidismo, tireoidite e menstruação que não desce

Boa tarde Doutor,
Em breve faço 20 anos e há um pouquinho mais de 1 ano descobri que tenho Hipotireoidismo. Estava a 3 meses sem menstruar e procurei um médico, fazendo exames e constatando a doença. Desde então venho tentando controlá-lo, fazendo exames de sangue, tomando Puran T4 (no momento o de 100mcg), mas não consegui até hoje. Às vezes o TSH está alto e tem que aumentar a dosagem do remédio, e as vezes baixo tendo então que diminuir (mas nunca controla). Fiz exame há 2 semanas e o Anti TPO está 144,00 UI/ml sendo que o valor de referência é inferior a 9,00 UI/ml; o T4 livre está normal, com 0,98 ng/dL pois o valor de referência é de 0,54 a 1,24 ng/dL; e o TSH está 0,17 MICRO UI/ML sendo que o valor é entre 0,34 e 5,60 MICRO UI/ML, ou seja dessa vez está muito baixo. Estou com dúvida com relação ao valor do Anti-TPO está muito alto sempre, pois apesar de ser Tireoidite de Hashimoto (devia estar controlado isso com o remédio não é mesmo?), e tenho dúvida também sobre o TSH sempre variar entre muito alto ou muito baixo (como dessa vez). Estou há 106 dias sem menstruar e estou preocupada pois às vezes sinto uma dor suportável, um desconforto como se fosse cólica. No ano passado quando descobri a doença, meu ovário esquerdo estava o dobro do tamanho do direito, porém felizmente a médica disse que não tinha nada em sua estrutura, que estava normal a não ser o tamanho que devia ser por causa da doença. Passado alguns meses, com o tomar do remédio do Hipotireoidismo, ele regularizou, ficando no devido tamanho. Por isso também estou preocupada e com medo de haver algum problema e se a causa da amenorréia desse ano tem haver ou não com a doença e com o remédio.
Devido a isso, gostaria de saber o por quê de nunca controlar e se posso me tranquilizar quanto a tantos dias sem o ciclo (e estou sempre ficando irritada, nervosa, e acho que estou assim por "ela" não vir).
Obs: Nesse ano a menstruação vinha sempre de 28 a 34 dias, sempre variando, nunca regulada, mas também não atrasando tanto como agora e no ano passado. Ah, só uma vez nesse ano que foi antes da minha última menstruação que ficou 56 dias sem vir, dai veio normal e depois não veio mais, fazendo hoje já 106 dias como já disse. Eu não tomo outro remédio a não ser o Puran (tomo sempre no mesmo horário todos os dias), nem tomo anticoncepcional nada disso (nunca tive relação).
Desculpa por ter detalhado tanto o meu caso, mas é que fico tentando buscar fatos para que fique o mais perto possível de sua compreensão como médico, pois não sei se tem uma coisa a ver com a outra (sobre Hipotireoidismo e o tempo de menstruação nessa ocorrência).
Desde já agradeço pela atenção.

Enquanto a Tireoidite estiver ativa seu TSH continuará alterando bastante, a doença da tireoide pode ser a causa da sua menstruação não vir (pode ser, existem outras causas), algumas mulheres tem seus problemas emocionais aumentados quando ficam sem menstruar.

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?