Perguntar
Fechar

Minha mãe fez um exame GAMA GT e o resultado foi...

Dr. minha mãe fez um exame GAMA GT e o resultado foi 213 U/L; ela teve hepatite há 26 anos atrás . O que pode ser?
Estou preocupada!
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Todo exame solicitado por profissionais de saúde deve ser levado em consulta de retorno para continuar a avaliação e dar seguimento ao tratamento.

Com apenas um valor isolado de Gama GT não é possível estabelecer diagnóstico específico. A pessoa deve procurar um/a médico/a de família ou clínico/a geral para uma consulta completa que envolva a análise da história de vida, com as doenças acontecidas no passado, bem como do exame físico. Isso em conjunto com o resultado do exame de sangue poderá indicar alguma situação específica que é passível ao diagnóstico e tratamento.

O valor mencionado na pergunta (213) está acima do valor de referência e, portanto a enzima Gama GT apresenta-se elevada.

O aumento de valores de Gama GT podem acontecer em pessoas que ingeriram quantidade elevada de bebida alcoólica, em quem usa medicamentos como Fenobarbital e Fenitoína ou em diversas condições clínicas como pancreatite, diabetes, doença renal, infarto, etc.

Esse aumento deve ser correlacionado com o valor das outras enzimas hepáticas e com o quadro clínico do/a paciente para poder estabelecer uma explicação correta.

Leia também:

Exame de sangue Gama GT alterado, O que pode ser?

Quais os sintomas do Gama GT alto?

Quais são os valores de referência do Gama GT?