Minoxidil funciona? Quais os efeitos colaterais?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Minoxidil funciona para o tratamento de queda de cabelo (alopecia) especificamente do tipo androgenética (calvície masculina), através da indução do crescimento capilar.

O minoxidil apresenta uso tópico e atua no couro cabeludo melhorando a circulação, reduzindo a queda capilar, engrossando os fios de cabelo, além de promover, em menor grau, o crescimento capilar.

Para obter os resultados esperados, o medicamento deve ser usado continuamente durante pelo menos 6 meses, sendo a região da coroa o local que apresenta melhores resultados.

Esses resultados só são mantidos enquanto o minoxidil está sendo utilizado, desaparecendo em até 1 ano se houver interrupção do tratamento.

Os efeitos colaterais do minoxidil são raros, podendo ocorrer irritação do couro cabeludo, com ressecamento, coceira e vermelhidão local e mais raramente dor no peito, tontura, aumento dos batimento cardíacos, aumento do peso e inchaço nas pernas. Esses efeitos colaterais desaparecem com a interrupção do tratamento ou após algum tempo de uso do minoxidil.

O tratamento com minoxidil deve ser acompanhado e prescrito pelo/a médico/a dermatologista.