O Muay Thay, também chamado de boxe tailandês, traz diversos benefícios para o corpo. Entre eles está a perda de gordura corporal, definição muscular e ampliação da flexibilidade. O treino é bastante dinâmico e conjuga uma sequência de chutes, socos, joelhadas e cotoveladas que acontecem depois de uma série de polichinelos, flexões, socos, saltos, corrida entre outros exercícios que compõem o aquecimento da aula.
1. Promove o gasto calórico e a queima de gordura
Os treinos de muay thai começam com o aquecimento que inclui alongamento, corrida, saltos, saltos com corda, polichinelos, flexões de braço, agachamentos e abdominais. Após esta fase, a aula continua com o aperfeiçoamento de socos, cotoveladas, chutes, joelhadas e os chamados clinch, domínio do adversário. O treino é concluído após a simulação de lutas de três rounds constituídos de dois a três minutos.
As aulas costumam ter tempo de duração entre uma hora e uma hora e meia e o/a praticante pode ter uma gasto de calórico de 1000 a 1500 calorias. A quantidade de calorias gastas em um treino de muay thai dependem do seu metabolismo e do ritmo da aula. O treino intenso eleva a frequência cardíaca, o que favorece o gasto calórico e a queima de gordura corporal.
2. Favorece a definição muscular
Por envolver movimentos como chutes, joelhadas, socos e cotoveladas, o muay thai favorece o desenvolvimento muscular de braços, pernas e glúteos. Além disso, os movimentos de rotação, necessários para boa técnica de movimentos de braços e pernas, trabalham o centro do corpo e promovem um aumento do tônus da região abdominal e lombar.
3. Amplia a flexibilidade
Os alongamentos realizados no início e ao fim da aula, além dos exercícios próprios da luta (chutes, cotoveladas, socos e joelhadas), promovem o alongamento dos músculos posteriores da coxa, lombares, extensores e flexores dos quadris. Isto possibilita um aumento da amplitude de movimentos e, por consequência, da flexibilidade.
4. Aumenta o condicionamento físico
O treino de muay thai ajuda a melhorar o condicionamento físico, uma vez que exige esforços intensos para a execução dos exercícios próprios da atividade. A alta intensidade do treino amplia a capacidade cardiovascular e respiratória, a composição corporal (reduz percentual de gordura e aumenta o tônus muscular), a força e resistência muscular e a flexibilidade. A melhora destes elementos aumenta o condicionamento físico.
5. Desenvolve força e agilidade
Os exercícios executados com o peso do próprio corpo, como saltos e polichinelos, e as atividades de resistência muscular localizada, como agachamento, flexões de braço e abdominais promovem o ganho de força muscular.
A agilidade se ganha por meio do treino com os colegas de aula, no qual são estimulados a velocidade de reação e agilidade de chutes, socos, joelhadas, cotoveladas, defesa e ataques ao oponente.
6. Acelera o metabolismo
A prática de modalidades de atividade física de alta intensidade como o muay thai, faz com que o metabolismo se acelere. Os esforços físicos intensos demandam grande quantidade de energia, o que leva o organismo a trabalhar mais para gerar energia suficiente para o desenvolvimento dos movimentos.
7. Aumenta a autoestima e a autoconfiança
A prática de esportes que envolvem luta ajudam a desenvolver no praticante autoconfiança, segurança e a elevar a sua autoestima. Isto pode auxiliar no enfrentamento dos desafios cotidianos da vida.
8. Aprimora a coordenação motora
Alguns exercícios do muay thai estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, especialmente, do lado menos coordenado do corpo. Para os destros, ajuda a desenvolver o lado esquerdo. Para os canhotos, o lado direito. Para que isto ocorra é necessário que chutes, socos, joelhadas e cotoveladas sejam efetuados com o lado não dominante do corpo. A coordenação melhora com tempo de prática desta luta. Além disso, os exercícios também estimulam os reflexos e reduzem o tempo de reação.
9. Fortalece o sistema imunológico
A prática de muay thai associada a uma alimentação saudável, fortalece o sistema imunológico, reduzindo riscos de doenças oportunistas. No entanto, as pessoas que não estão acostumadas com o ritmo desta atividade devem iniciar devagar e de forma leve. Uma intensidade de treinos exagerada, para praticantes iniciantes, pode levar a uma baixa imunidade.
Alguns cuidados sobre a prática de muay thai
Para quem já treina há mais tempo, é preciso ter em mente que se o treino de hoje foi intenso, o treino seguinte precisa ser mais leve para que o organismo tenha tempo de se recuperar. O limite do seu corpo precisa ser respeitado para evitar lesões e desgaste físico.
Antes de iniciar qualquer atividade física, entre elas o muay thai, procure um educador físico.
É recomendada a realização de uma avaliação física completa, para que o profissional possa perceber o seu estado de saúde. Isto possibilita a prevenção de lesões e um melhor aproveitamento do seu treino.
Leia mais