Perguntar
Fechar

12 benefícios do Tribulus terrestris e quem pode tomar

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Enfermeira doutorada em Saúde Pública

Tribulus terrestris é uma planta de origem europeia e asiática bastante utilizada na medicina chinesa e indiana. O extrato do tribulus é usado como um suplemento fitoterápico e tem muitos benefícios.

Atua estimulando a vasodilatação e produção natural de testosterona, principal hormônio sexual masculino, mas presente, em menor quantidade, também nas mulheres. Seu principal composto ativo são as saponinas. São elas que induzem a produção da testosterona.

A protodioscina é um composto de saponina responsável pela vasodilatação. Isto é importante para entender os benefícios do Tribulus terrestris.

Tribulus terrestris

Quem pode usar Tribulus terrestris?

O fitoterápico Tribulus terrestris pode ser usado por pessoas com idade acima de 30 anos.

12 Benefícios do Tribullus terrestris

1. Aumenta a libido

Em pesquisas com seres humanos foi demonstrado que o uso de Tribulus terretris contribui para o aumento da libido. Este efeito é provocado pelo aumento transitório dos níveis de testosterona.

2. Amplia o tempo de ereção

O aumento do tempo de ereção foi comprovado em pesquisa com seres humanos e este efeito se deve à ação vasodilatadora da protodioscina. Além disso, a protodioscina pode aumentar discretamente os níveis de testosterona, o que auxiliaria neste efeito. No entanto, a elevação dos níveis de testosterona foi evidenciada somente em pesquisas feitas com animais. Em humanos ainda não há comprovações.

3. Aumenta a fertilidade

O Tribulus terretris também estimula a produção de espermatozoides (espermatogênese), nos homens. Nas mulheres promove a melhoria da ovulação. Estes efeitos contribuem para a fertilidade.

4. Melhora da irrigação sanguínea vaginal

Há também estudos em animais que mostram que a ação vasodilatadora da protodioscina provoca uma melhor irrigação sanguínea do canal vaginal, em mulheres.

5. Reduz a sensação de calor e sudorese noturna em mulheres no período de menopausa

Ainda não se conhece o mecanismo de ação que provoca a redução da sensação de calor e a suores noturnos (sudorese noturna) em mulheres durante a menopausa.

6. Diminui os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Estão sendo estudados os meios pelos quais o uso do Tribulus terretris causa este efeito.

7. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Este efeito, observado em estudos feitos com animais, ocorre porquê a protodioscina estimula a produção de óxido nítrico, substância que causa a vasodilatação

8. Controla o colesterol ruim (LDL)

As pesquisas com animais também revelaram que o uso de Tribulus terrestris também ajuda a controlar o colesterol, entretanto o mecanismo responsável por este efeito ainda não é conhecido.

9. Previne problemas cardíacos

As saponinas presentes no Tribulus terrestris podem auxiliar na prevenção da morte precoce das células cardíacas. A prostodioscina inibe uma substância chamada de angiotensina que, quando em níveis elevados na circulação sanguínea, provoca alterações da pressão arterial e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

10. Regulariza os níveis de glicose no sangue

Foi demonstrado em estudos recentes que o extrato do Tribulus terrestris tem a capacidade de reduzir os níveis de glicose sanguínea tanto em quem os tem elevados, mas não considerado diabético, como em pessoas diabéticas.

11. Aumento da massa muscular e redução dos índices de gordura corporal

O ganho de massa magra em praticantes de atividade física foi observado em estudos feitos em animais com crescimento leve dos músculos. Em humanos estes efeito ainda não foi comprovado. A diminuição do percentual de gordura ocorreria como uma consequência do aumento de massa muscular.

12. Redução da retenção de líquidos

O Tribulus terrestris desempenha ação diurética, fazendo com que ocorra a redução da retenção hídrica (sensação de inchaço).

Como tomar o Tribulus terrestris?

O Tribulus terrestris pode ser usado em forma de cápsulas ou em pó. A dosagem correta deve ser ajustada de acordo com os objetivos pretendidos.

Recomenda-se que o pó ou comprimidos sejam feitos com extrato seco de Tribulus terrestris, de preferência em farmácias de manipulação, para manter a concentração adequada das saponinas.

Uma avaliação nutricional ou médica antes de iniciar o uso também são recomendadas.

Efeitos Colaterais

São poucos os efeitos colaterais do Tribulus terrestris. Pode-se citar:

  • Insônia
  • Queda de cabelo
  • Ginecomastia (crescimento das mamas em homens)
  • Refluxos gástricos

Contraindicações

  • Mulheres grávidas
  • Mulheres que estão amamentando

Saiba mais:

Como aumentar minha libido?

Falta de libido: o que pode ser e o que fazer

7 erros que você não pode cometer se quer emagrecer

Não consigo emagrecer, o que devo fazer?