O que é bocio adenomatoso multinodular?
O que é bocio adenomatoso multinodular?
Significa aumento da tireoide com a presença de vários nódulos na tireoide. O bócio multinodular é o termo usado para se referir ao aumento da glândula tireoide devido a multiplicação de células da tireoide chamadas tireócitos, que forma múltiplos nódulos. É uma doença benigna da tireoide influenciada pela carência de iodo na dieta e por predisposição genética.
O bócio multinodular é uma doença relativamente frequente principalmente em áreas onde há deficiência de iodo na dieta alimentar. É mais frequente em mulheres do que em homens, como em outras doenças tireoidianas.
Bócio multinodular e hipertireoidismo
Os nódulos presentes no bócio multinodular podem apresentar um excesso de produção hormonal, fazendo com que os níveis de hormônios tireoidianos se elevem, levando a um quadro de hipertireoidismo. Quando isso ocorre tem-se o bócio multinodular tóxico.
Sintomas do bócio multinodular
Os sintomas do bócio multinodular, quando está presente uma elevação dos hormônios tireoidianos, são sintomas relacionados ao hipertireoidismo, como:
- Aumento da frequência cardíaca (batimentos acelerados);
- Tremores, principalmente em mãos;
- Sudorese;
- Nervosismo ou ansiedade;
- Aumento do apetite;
- Perda de peso repentina.
Um outro conjunto de sintomas se refere a compressão das estruturas próximas ao bócio quando este atinge grandes dimensões, nessa situação pode ocorrer:
- Dificuldade de respirar ou engolir;
- Sensação de bolo na garganta.
Tratamento do bócio multinodular
O tratamento do bócio multinodular irá depender dos sintomas que causa, da sua dimensão, toxicidade e também do contexto clínico de cada pessoa. Pode incluir uso de medicamentos, iodoterapia e mais raramente cirurgia.
Caso apresente sintomas sugestivos de bócio consulte o seu médico de família ou clínico geral para uma avaliação inicial.