Perguntar
Fechar

Quais os sintomas de nódulo na tireoide?

O principal sinal de um nódulo na tireoide é a presença de um caroço na região anterior do pescoço, em frente à garganta. Contudo, nem todos os nódulos crescem ao ponto de poderem ser notados e a maioria deles não causa sintomas específicos.

Quando presentes, os sintomas são provocados pela produção de hormônios da tireoide pelo nódulo ou pela compressão de estruturas adjacentes ao tumor, no caso dos nódulos grandes.

Se o nódulo produzir hormônios tireoidianos, a pessoa irá apresentar sintomas de hipertireoidismo, o que pode incluir ansiedade, irritabilidade, insônia, aumento de apetite, emagrecimento, diarreia, cansaço, fraqueza, tremores, aumento da transpiração e olhos arregalados.

Veja também: Quais são os sintomas de tireoide alterada?

Esse tipo de nódulo de tireoide é chamado de hiperfuncionante, uma vez que produz grandes quantidades de hormônios.

Por outro lado, existem também os nódulos de tireoide que não produzem hormônios (hipofuncionantes), mas que podem causar sintomas se começarem a crescer e comprimir estruturas vizinhas.

Esses nódulos costumam ser grandes e podem ser notados se a pessoa palpar a região do "gogó", localizado na parte da frente do pescoço, ou quando ela se olha ao espelho e visualiza o caroço na garganta.

O crescimento exacerbado do nódulo também pode comprimir outros órgãos e estruturas vizinhas e causar dificuldade para engolir ou até respirar, rouquidão, entre outros sintomas. Nódulos de tireoide grandes também dão a sensação de que existe um caroço na garganta.

A presença de um nódulo na tireoide requer atenção, já que o principal sinal de câncer de tireoide é o aparecimento de um nódulo ou inchaço no pescoço. Embora grande parte dos casos de câncer de tireoide sejam assintomáticos, alguns sintomas podem estar presentes, como tosse persistente, dificuldade para engolir, rouquidão ou alteração na voz.

Saiba mais em: Quais são os sintomas de câncer de tireoide?

Vale lembrar que a maioria dos nódulos encontrados na tireoide são tumores benignos, sem chances de gerar um câncer ou de se tornarem malignos.

Mesmo assim, a presença de nódulos, cistos ou caroços na tireoide devem ser avaliados por um médico endocrinologista, pois somente através de testes específicos será possível determinar se trata-se de um tumor benigno ou maligno.

Leia também: Nódulo na tireoide é perigoso? Qual é o tratamento?

Também podem lhe interessar:

Um nódulo benigno pode virar maligno?

O que pode causar tireoide alterada?

Caroço no pescoço, o que pode ser?