O que é janela imunológica?
A janela imunológica é o período compreendido entre a data da infecção pelo micro-organismo (agente causador da doença) e a data em que os anticorpos específicos, produzidos pelo organismo contra este agente causador, são detectáveis em exames de sangue (soroconversão). Os testes para verificar se uma pessoa tem uma doença (por exemplo, o HIV) são geralmente feitos através da detecção de anticorpos contra o agente causador da doença pesquisada, no sangue dessa pessoa. Portanto, no período da janela imunológica, uma pessoa pode fazer um teste e ter um resultado falso negativo (isto é, a pessoa tem a doença, está com o vírus do HIV na corrente sanguínea, mas ainda não produziu anticorpos específicos contra o HIV).
É um conceito fundamental para pessoas que estão em dúvida sobre a real negatividade dos testes que realizaram para a detecção de determinada doença. O período da janela imunológica é variável; varia de acordo com o tipo de infecção e a sensibilidade do teste utilizado - no caso do HIV, varia de duas a doze semanas, daí a maior confiabilidade do teste três meses após a suposta infecção (comportamento de risco, como por exemplo relação sexual desprotegida), embora existam casos de soroconversão até 120 dias após a infecção (idealmente, o exame deve ser repetido em seis meses). Também é fundamental para doadores de sangue, que devem ter em mente o período da janela imunológica para transmitirem informações de forma mais efetiva e honesta ao entrevistador (antes da coleta). A entrevista para a doação assegura ainda mais a qualidade do sangue para os pacientes que receberão a transfusão, pois diminui enormemente a possibilidade de coleta de sangue em período de janela imunológica.
É importante que, no período de janela imunológica, a pessoa que suspeita de doença sexualmente transmissível sempre faça sexo com camisinha e não compartilhe seringas, pois se estiver realmente infectada, já poderá transmitir o HIV para outras pessoas.