O que é vigorexia e quais são os sintomas?

Vigorexia é um transtorno psicológico no qual a pessoa desenvolve uma obsessão em ter um corpo musculoso. Indivíduos com vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis, têm uma visão distorcida da sua imagem e por isso estão constantemente insatisfeitos com o corpo e obcecados por músculos.

Essa insatisfação e obsessão levam a pessoa a dedicar muito tempo aos exercícios físicos, deixando-a dependente da atividade física.

Os sinais e sintomas da vigorexia são físicos e psicológicos. Os sintomas psicológicos incluem distorção da autoimagem (o indivíduo se olha no espelho e acha que não está bem, mesmo que já esteja musculoso), irritabilidade, insatisfação e até depressão.

Publicidade

Já os sintomas físicos da vigorexia são decorrentes do excesso de treino, como dores e lesões musculares constantes, além de cansaço.

A pessoa também pode usar anabolizantes e fazer dietas com grandes quantidades de proteínas para ganhar mais massa muscular.

Em geral, a vigorexia ocorre em indivíduos que não se encaixam nos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade e buscam aceitação através de um corpo musculoso.

O tratamento da vigorexia tem como objetivo fazer com que a pessoa aceite o seu corpo como ele é e pode incluir vários profissionais, como nutricionista, endocrinologista, psiquiatra e psicólogo.

Saiba mais em:

Como é o tratamento para vigorexia?

O que é anorexia e quais as suas causas?