A principal causa de alcalose metabólica na população, são os quadros de vômitos e uso crônico de diuréticos.
Outras causas de alcalose metabólica são:
- Diarreia ou outros eventos gastrointestinais;
- Drenagem gástrica por sonda;
- Ingesta excessiva de antiácidos estomacais.
- Síndrome de Cushing;
- Hiperaldosteronismo;
- Medicamentos como nitrato e penicilina sintética.
Toda situação que leve a falta ou redução de ácidos no sangue, aumenta a concentração de ácido também dentro das células, fazendo com que o corpo produza mais bicarbonato para compensar essa acidez. Esse aumento de bicarbonato no sangue eleva o pH para valores superiores a 7,45, o que caracteriza a alcalose.
O que é alcalose?
Alcalose é definida pelo aumento do bicarbonato (acima de 26 mEq/l) e aumento do pH sanguíneo (acima de 7,45). O habitual dos valores de PH para que o organismo funcione adequadamente, deve ser de 7,35 a 7,45, e esses valores são determinados principalmente pelos valores de CO2 (ácido) e bicarbonato de sódio (base) no sangue. A regulação e equilíbrio desses componentes são dados pelo funcionamento normal dos rins.
Quando o valor do PH está abaixo de 7,35, é chamado acidose.
Quais são os sintomas de uma alcalose?
Os sinais e sintomas da alcalose metabólica mais comuns são: dificuldade respiratória, tontura, náuseas, cãibras, confusão mental, convulsões, arritmia cardíaca, entre outras.
Se não for tratada, a alcalose metabólica pode levar à morte, uma vez que as alterações do pH sanguíneo podem provocar além dos sinais e sintomas acima, a inativação das enzimas que participam das reações bioquímicas do corpo.
Qual seria o tratamento para a alcalose metabólica?
O tratamento da alcalose metabólica incide sobre a doença que causou o distúrbio, podendo incluir reposição de potássio e outros eletrólitos, hidratação ou uso de medicamentos específicos.
O diagnóstico e tratamento da alcalose metabólica podem ser feitos pelos médicos clínico geral, pneumologista e endocrinologista.
Também podem lhe interessar:
Quais são as causas da alcalose respiratória?