Perguntar
Fechar

O que pode causar uretrite?

Uretrite é uma inflamação ou infecção da uretra, o canal que a urina percorre da bexiga até o exterior. A uretrite inflamatória é causada principalmente por traumatismos provocados pela introdução de objetos na uretra.

Porém, grande parte das uretrites são infecciosas e tem como principais causas as bactérias clamídia e gonococo, embora também possam ser provocada por, vírus, fungos e protozoários.

Também é possível que a inflamação seja provocada por irritação da uretra causada pelo preservativo ou pelo espermicida presente no mesmo, uso de cremes, produtos de higiene e outras substâncias irritantes.

As uretrites infecciosas, ou seja, causadas por bactérias, vírus, fungos e outros parasitas, podem ser consideradas doenças sexualmente transmissíveis (DST) e são classificadas como uretrite gonocócica. A prevenção dessas infecções portanto pode ser feita através do uso de preservativos.

O tratamento da uretrite geralmente é feito com antibióticos. Contudo, outros tipos de medicações podem ser utilizadas, de acordo com a origem da inflamação ou da infecção.

Também é importante que o parceiro ou a parceira da pessoa com uretrite infecciosa receba tratamento para não voltar a transmitir a doença.

O médico urologista ou ginecologista são os especialistas indicados para diagnosticar e tratar a uretrite.

Saiba mais em:

Dor na uretra: O que pode ser e o que fazer?

Qual é o tratamento para uretrite?

Uretrite: Quais os sintomas e possíveis complicações?