Perguntar
Fechar

O que pode causar dor na canela?

Dor na canela pode ser causada por fraturas de estresse no osso da canela (tíbia) ou ainda irritação nos músculos e tecidos da parte anterior da perna. A "canelite", como popularmente é conhecida, pode surgir quando se aumenta a distância ou a intensidade da corrida ou muda-se a superfície em que a corrida é praticada.

A canelite não é uma inflamação na tíbia, como antes se pensava. A origem da dor na canela está relacionada com o excesso de impacto e sobrecarga ao qual o osso é submetido. Como resultado, o organismo não é capaz de repor o tecido ósseo que é naturalmente perdido durante esse esforço, gerando lesões ósseas que resultam em dor.

Algumas situações que estão associadas ao aparecimento de dor na canela são o desabamento excessivo do arco do pé, a torção do pé para fora, a fraqueza dos músculos da panturrilha, impacto durante as corridas, bem como o aumento da intensidade das corridas sem passar por um aumento gradual dos treinos.

O tratamento da dor na canela pode incluir medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, além de alguns cuidados para reduzir o impacto e o estresse no osso, tais como: usar tênis com amortecimento adequado, iniciar ou reiniciar a atividade física gradualmente, fortalecer os músculos da panturrilha e quadril, além de utilizar uma técnica de corrida adequada para diminui o impacto na tíbia.

Se a dor na canela persistir, procure um médico ortopedista para avaliar a situação e indicar o tratamento mais adequado.