Perguntar
Fechar

Chá de canela gelado faz parar a menstruação?

Chá de canela gelado faz parar a menstruação? Tem que colocar açúcar ou não?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Não há evidências que o chá de canela gelado faça parar a menstruação. O que se sabe sobre o chá de canela em relação à menstruação é que na verdade ele faz o contrário, ou seja, ele pode fazer a menstruação descer e não deve ser usado durante a gravidez.

Para a menstruação não ocorrer a mulher precisa estar grávida ou não ovular. Mulheres em idade fértil que não pretendem menstruar devem procurar orientações com um médico ginecologista, pois é possível ficar sem menstruar usando métodos anticoncepcionais hormonais.

Alguns estudos indicam que o chá de canela pode estar relacionado com aborto, embora não haja um consenso sobre os seus efeitos na gravidez.

Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda o uso do chá de canela durante a gestação, bem como a maioria dos nutricionistas e médicos obstetras.

Em excesso, o chá de canela pode causar reações alérgicas na pele e nas mucosas em algumas pessoas.

Uma vez que a parede interna do útero é recoberta por uma mucosa, acredita-se que o chá possa interferir com a menstruação e a gestação, mas não faz a menstruação "parar".

Para maiores esclarecimentos sobre menstruação e formas de não menstruar, consulte um médico clínico geral, médico de família ou ginecologista.

Podem também lhe interessar:

Chá de arruda faz descer a menstruação? Pode provocar aborto?

Chá de hibisco diminui o efeito do anticoncepcional?

Existe algum chá que corta o efeito do anticoncepcional?