Perguntar
Fechar

O que pode causar pedra na bexiga?

A principal causa de formações de pedra na bexiga é a obstrução do canal que a urina percorre até o meio externo (uretra), o que impede que a urina seja completamente eliminada. Isso provoca um acúmulo de urina na bexiga e os cristais começam então a se formar, dando origem ao cálculo vesical.

O aumento da próstata está entre as causas mais comuns de pedra na bexiga, pois dificulta a eliminação da urina. Por isso, grande parte dos casos de cálculos vesicais ocorre em homens com mais de 60 anos e que têm alterações na próstata.

No entanto, qualquer alteração no sistema urinário que provoque acúmulo de urina na bexiga pode favorecer o desenvolvimento de cálculos vesicais, tais como enfraquecimento dos músculos da bexiga, infecção urinária e disfunções neurológicas no funcionamento da bexiga.

A presença de corpos estranhos na bexiga também favorece o desenvolvimento das pedras, tais como cateteres, resquícios de materiais cirúrgicos, entre outros.

Em pessoas idosas, os cálculos vesicais normalmente são formados na própria bexiga e são compostos sobretudo por ácido úrico.

O que é?

As pedras na bexiga ou cálculos vesicais, como também são conhecidas, são formadas por materiais calcificados no interior da bexiga. Na maioria das vezes, estão relacionadas com a permanência de urina na bexiga por muito tempo.

As pedras na bexiga podem aparecer isoladamente ou em maiores quantidades, podendo ter tamanhos variados. Há cálculos que ficam inclusive fixos na parede interna da bexiga, embora na maior parte dos casos eles ficam soltos.

Podem surgir em qualquer pessoa, mesmo na ausência de infecções, alterações anatômicas ou outros defeitos.

A pedra tanto pode ter origem na bexiga como também pode ter origem nos rins e chegar à bexiga pelos ureteres, que são os canais que transportam a urina entre esses órgãos do sistema urinário.

O médico urologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento dos cálculos urinários.

Saiba mais em:

Pedra na bexiga: Quais os sintomas e como é o tratamento?

Quais os sintomas para quem tem pedra nos rins?

O que causa pedra nos rins?