Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas de uma cólica renal?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A cólica renal caracteriza-se como uma dor intensa na região lombar que começa subitamente e pode irradiar para a lateral do abdômen e região genital.

A cólica renal geralmente manifesta-se apenas em um lado do corpo, não piora com os movimentos, nem melhora com o repouso.

A dor é tão forte que pode causar náuseas e vômitos. Também pode haver sangue na urina devido à lesão na uretra causada pela passagem do cálculo renal.

A cólica renal pode ser uma das piores dores na escala de intensidade da dor.

Os sintomas da cólica renal normalmente têm início quando o cálculo renal sai do rim e obstrui o canal da urina (uretra), causando uma dilatação do rim que provoca dores intensas.

Em caso de cólica renal, deve-se procurar atendimento médico com urgência para receber os medicamentos que irão aliviar a dor além de identificar o melhor tratamento para eliminar o cálculo renal caso seja indicado.

Esse atendimento emergencial pode ser feito pelo/a médico/a clínico/a geral, porém, o seguimento para retirada no cálculo, poderá ser feito com o/a médico/a urologista ou nefrologista a depender da localização do cálculo e das outras comorbidades presentes.

Saiba mais em:

Cálculo renal: como saber se tenho pedra nos rins?

Como eliminar pedras nos rins?

Quais são as causas da cólica renal?

Como aliviar a cólica renal?