Perguntar
Fechar

Cocô verde em crianças ou adultos, o que pode ser?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A mudança de cor das fezes pode ter diversas causas como a mudança de hábitos de alimentação, uso de medicamentos ou doenças infeciosas gastrointestinais.

Nem sempre a mudança da cor das fezes significa a presença de alguma doença. Caso não seja acompanhada por outros sintomas pode ser algo normal.

O que pode causar fezes verdes no adulto?

A presença de fezes verdes no adulto pode ser decorrente de diferentes condições, entre as principais destacam-se as infecções gastrointestinais, o trânsito intestinal acelerado, uso de antibióticos e sulfato ferroso ou mesmo aumento da ingestão de alimentos de cor verde.

Infecções gastrointestinais

Uma das principais causas de coloração esverdeada das fezes é a presença de infecções gastrointestinais (gastroenterites), principalmente aquelas de origem bacteriana, decorrente de bactérias como Salmonela ou Giardia.

Nos casos de gastroenterites bacterianas a presença de diarreia com fezes esverdeadas com sangue ou muco é muito comum.

A gastroenterite além da mudança de coloração das fezes e diarreia também provoca outros sintomas, como:

  • Dor abdominal;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Febre.

Diarreia e trânsito intestinal acelerado

O trânsito intestinal mais acelerado, como ocorre em quadros de diarreia, alergias e intolerâncias alimentares ou doenças inflamatórias intestinais, pode deixar as fezes verdes.

Isto ocorre porque os sais biliares, presentes na bile de coloração esverdeada, não passam por um processo de metabolização que a deixa marrom, quando o trânsito intestinal está muito rápido.

Medicamentos

O uso de medicamentos antibióticos também frequentemente podem mudar a cor das fezes, deixando-as esverdeadas.

O sulfato ferroso, usado no tratamento de anemias, também pode mudar a cor das fezes, geralmente deixa-as mais escuras, enegrecidas, mas em algumas pessoas pode-se notar também a mudanças para a cor verde.

Leia também: Antibiótico muda a cor e o cheiro da urina e das fezes?

Alimentação

Embora menos frequente, a alimentação também contribui para que as fezes se tornem verdes, uma dieta muito rica em alimentos verde-escuro, principalmente vegetais e legumes pode também deixar as fezes esverdeadas.

Fezes verdes em bebês e crianças

Bebês e crianças menores que 2 anos

É comum bebês lactentes apresentarem fezes em tons esverdeados, que podem ir do verde claro ao verde escuro, geralmente essa coloração não representa nenhum problema de saúde.

Em crianças nessa faixa etária, que se alimentam basicamente de leite materno, é perfeitamente normal.

Tons amarelos também são muito comuns em lactente e também não representam nenhum perigo a saúde.

Portanto, tons de verde e amarelo em crianças até por volta de 1 ano de idade costuma ser normal, caso a criança não apresente nenhum outro sintoma como diarreia, vômitos dor abdominal ou febre.

A medida que a criança cresce e passa a se alimentar com a dieta dos adultos, as fezes modificam-se e passam a ter a cor amarronzada mais comum.

Leia também: Bebê de 1 ano que faz cocô quatro vezes ao dia, é normal?

Crianças maiores que 2 anos

Crianças maiores, acima de 2 anos, também podem apresentar fezes esverdeadas quando apresentam diarreia, infecções gastrointestinais, usam antibiótico ou sulfato ferroso, ou tem uma dieta com muitos alimentos verde-escuros, semelhantemente ao que ocorre com adultos.

Deve-se sempre ficar atento a outros sinais e sintomas que podem acompanhar as fezes verdes como:

  • Fezes com sangue ou muco;
  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Dor abdominal;
  • Febre.

Na presença de algum desses sintomas um pediatra ou médico de família deve ser consultado.

Fezes verdes na gravidez é normal?

Gestantes que fazem uso de sulfato ferroso durante a gestação podem apresentar as fezes esverdeadas ou enegrecidas por conta do uso desse medicamento, nessa situação é normal as fezes mudarem de cor.

O sulfato ferroso é comumente prescrito na gravidez como tratamento de quadros anêmicos e profilaxia de anemia, por isso, essa mudança na cor das fezes na gravidez é algo comum.

Fezes verdes: pode ser câncer?

As fezes verdes não costumam ser indicativo de tumores ou câncer, geralmente nessas doenças as fezes adquirem uma coloração mais escura, negra ou avermelhada decorrente da perda sanguínea que os tumores provocam.

Portanto, alguém com câncer até pode apresentar esse tipo de coloração nas fezes, mas a cor verde não seria por causa do câncer, provavelmente seria por outros motivos, como os já mencionados.

O que fazer na presença de fezes verdes?

Caso apresente fezes verdes, mas esteja em uso de antibióticos ou sulfato ferroso, ou essa mudança se deva a alimentação, não precisa se preocupar.

Com a cessação do uso do medicamento ou retorno à dieta normal, a cor das fezes também tende a normalizar.

Contudo, é importante consultar um médico para uma avaliação, caso apresente os seguintes sintomas:

  • Fezes esverdeadas sem motivo aparente;
  • Diarreia;
  • Perda de sangue ou muco nas fezes;
  • Dor abdominal;
  • Mal-estar;
  • Vômitos;
  • Febre.

Para mais informações consulte o seu clínico geral ou médico de família.

Também pode ser do seu interesse:

Fezes com muco, o que pode ser?

Fezes branca, o que pode ser?