Adenocarcinoma bem diferenciado ou moderadamente diferenciado indica o grau de diferenciação que o tumor apresenta, bem como sua agressividade.
Adenocarcinoma é um tipo de câncer maligno que pode afetar vários órgãos.
Leia em:
A diferenciação do adenocarcinoma é observada pela análise microscópica das células cancerígenas feita pelo/a patologista a partir do material da biópsia. Com essa análise, o/a médico/a patologista poderá dizer como as células cancerígenas estão organizadas, qual sua aparência, qual o grau de invasão no tecido e, com isso, dizer quanto aquele câncer é agressivo. Com esses dados, ele colocará no laudo da biópsia se o adenocarcinoma é bem, moderadamente ou pouco diferenciado.
Em geral, o adenocarcinoma bem diferenciado possui estrutura própria e tem pouca capacidade invasiva. Posteriormente, o moderadamente diferenciado já possui um grau maior de invasão do tecido ao redor e, por último, o adenocarcinoma pouco ou pobremente diferenciado é aquele mais invasivo e com anormalidades no processo de diferenciação com as células normais do organismo.
Todo resultado de exame deve ser analisado pelo/a médico/a em conjunto com a história do/a paciente, queixas e exame físico. Com isso, o/a profissional poderá realizar o diagnóstico e propor o melhor acompanhamento possível.