Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

O que significa DBPOC?

Fiz uma radiografia de tórax em pa e a conclusão foi a seguinte: sinais radiológicos sugestivos de d.b.p.o.c. alterações pleuro parenquimatosas residuais bilaterais. O que significa isto?
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

DBPOC significa Doença Bronco Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou apenas DPOC. Essa é uma doença respiratória pulmonar, caracterizada pela inflamação crônica das vias e alvéolos pulmonares.

Os principais sintomas são tosse com expectoração persistente e falta de ar. Os sintomas são progressivos e tendem a piorar no decorrer do tempo, principalmente se não forem tratados. A DPOC engloba duas enfermidades a bronquite obstrutiva crônica e o enfisema pulmonar:

Bronquite crônica

A bronquite crônica se refere a inflação dos brônquios, que leva a obstrução das vias respiratórias. Ocasiona principalmente o sintoma de tosse com produção de catarro e muco.

Enfisema pulmonar

Já o enfisema pulmonar se refere a mudanças estruturais no tecido que compõe o pulmão, chamado de parênquima pulmonar. O principal sintoma decorrente dessas alterações estruturais é a falta de ar, que ocorre devido a uma maior dificuldade de saída de ar dos pulmões.

O que causa DPOC?

O principal fator de risco para o desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica é o tabagismo. Cerca de 80 a 90% dos casos de DPOC estão relacionados ao tabagismo. A DPOC também pode se desenvolver em fumadores passivos.

Outros fatores que aumentam o risco de DPOC são a inalação de gases, pó ou produtos químicos e a predisposição genética e familiar. Em algumas regiões ainda são relatados casos de DPOC decorrente de exposição ao fumo proveniente de fogão a lenha.

Na presença de sintomas sugestivos de Doença Pulmonar obstrutiva crônica consulte um clínico geral ou médico de família para uma avaliação. Casos de maior complexidade podem necessitar do acompanhamento também por um médico pneumologista.

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?