O que significa eosinofilia no comentário de exame?

Meu filho tem 7 anos sua contagem de plaquetas deram 279 mil e o laboratório fez o comentário de eosinofilia, o que significa?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Eosinofilia significa aumento do número de eosinófilos, geralmente os eosinófilos estão aumentados em casos de alergias, como rinite alérgica, dermatite atópica e asma ou verminoses, como aquelas causadas pelos parasitas Necator, Ancylostoma, Strongyloides ou Ascaris.

A eosinofilia, mais raramente, pode também estar presente em diferentes condições como doenças autoimunes, dermatites, leucemia, doença de Crohn, colite ulcerativa, lúpus, entre outras doenças. Além disso, alguns medicamentos podem causar também eosinofilia.

Em muitos casos, no entanto, um pequeno aumento no número de eosinófilos isoladamente pode não ter nenhum significado clínico, pequenas variações dos valores de referência podem ser normais.

Portanto, converse sempre com o médico que solicitou o exame, porque só ele poderá avaliar o resultado conforme o contexto clínico individual de cada pessoa.

O que são os eosinófilos?

Eosinófilos são um tipo de glóbulo branco, ou leucócitos, células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo e portanto relacionadas a resposta imunitária.

Medicamentos podem causar eosinofilia?

Sim, alguns medicamentos podem causar o aumento do número de eosinófilos no sangue, como: antibióticos betalactâmicos ou da classe das sulfa, anti-inflamatórios não esteroides, anti-retrovirais, ranitidina, fenitoína, hidroclorotiazida, aspirina e alopurinol.

Qual o tratamento da eosinofilia?

O tratamento para o aumento de eosinófilos será focado no tratamento da causa desse aumento, portanto, se for uma parasitose ou um processo alérgico que está causando a eosinofilia o médico irá fazer o planejamento terapêutico para combater essas doenças e assim o número de eosinófilos irá voltar ao normal.

Para mais esclarecimentos sobre a eosinofilia e suas possíveis causa consulte um médico de família ou clínico geral.