Perguntar
Fechar

Óleo de Copaíba: quais os seus benefícios e riscos para a saúde?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Enfermeira doutorada em Saúde Pública

O óleo-resina de Copaíba é bastante usado na medicina popular e suas principais propriedades são os efeitos anti-inflamatórios e antissépticos. Entretanto estes benefícios ainda estão sendo estudado para fins de comprovação científica.

Além disso, por ter grande quantidade e de substâncias tóxicas, o óleo de copaíba pode trazer riscos à saúde. Por este motivo, deve ser usado com cautela e sob orientação de profissional de saúde especializado ou um/a fitoterapeuta.

Propriedades do óleo de copaíba

Os estudos que comprovam os benefícios do óleo de copaíba para a saúde ainda são bastante escassos. As pesquisas que mencionaram a sua ação anti-inflamatória, antisséptica, (...) foram feitas com testes em animais ou in vitro e isto não garante que o mesmo efeito possa ser observado em seres humanos.

Ação anti-inflamatória

Os hidrocarbonetos e os sesquiterpênicos, especialmente o β-bisaboleno e β-cariophileno, têm sido apontados como os compostos envolvidos no efeito anti-inflamatório do óleo de copaíba. Entretanto, o mecanismo de ação dessas substâncias ainda precisa ser mais bem esclarecido.

Ação antisséptica

O potencial antisséptico do óleo de copaíba se deve ao alto teor de betacariofileno. Esta substância parece bloquear a ação nociva de vírus, bactérias, fungos e protozoários.

Auxilia no combate ao câncer

Um estudo preliminar feito por pesquisadores do Instituto de Química e do Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mostrou que substâncias sintetizadas a partir de elementos isolados do óleo de copaíba podem ser aliadas no combate ao câncer. Nove tipos de câncer foram testados com a substância inibindo ou mesmo matando as células cancerígenas.

Proteção ao sistema nervoso central

O uso óleo de copaíba pode ajudar na proteção às células do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) contra lesões. A pesquisa que alcançou este resultado foi efetuada com animais na Universidade Federal do Pará.

Todos estes efeitos necessitam de mais estudo, especialmente, feitos em seres humanos para que sejam efetivamente comprovados.

Riscos do uso óleo de copaíba

O óleo de copaíba possui toxinas que podem trazer riscos à saúde. Isto exige cuidados em relação ao seu consumo. As reações adversas mais comuns são:

  • Enjoos
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Reações alérgicas
  • Quebra de cromossomos

Contraindicações do uso óleo de copaíba

Óleo de copaíba é contraindicado para:

  • Mulheres grávidas ou que estão amamentando
  • Pessoas com sensibilidade ou distúrbios gástricos

Para usar o óleo de copaíba com indicação adequada e segurança, consulte um/a nutrólogo/a, nutricionista ou fitoterapeuta.

Leia também

Plantas medicinais são seguras para a saúde?